Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O MARKETING E A NOVA ECONOMIA

Desafios e oportunidades de mercado

1.1 O Novo Consumidor

O Novo Consumidor é o consumidor da Nova Economia, a economia da Internet. O Novo Consumidor é o consumidor do e-Marketing, o marketing eletrônico, digital, tecnológico, interativo, emergente. Seria um consumidor com mais conhecimento? Certamente com mais informação, e, embora estes termosnão sejam completamente novos, o objetivo deste módulo é propor uma interpretação destes conceitos e uma visão do que está se passando, bem como dos desenvolvimentos prováveis que se verificarão na Nova Economia e no Novo Consumidor.
Não é fácil definir o que é o Novo Consumidor, obviamente uma analogia com o conceito de Nova Economia, apesar desta ter surgido por volta de 1994[1].
NovoConsumidor é o consumidor típico da Nova Economia. Mas o que significa isto exatamente?
Tal como no conceito de Nova Economia, que veremos a seguir, parece não haver uma definição ainda muito clara sobre o Novo Consumidor, sendo este conceito usado tanto para designar os consumidores que efetuam compras ou outro tipo de transações pela Internet, utilizando obviamente o computador, comotodos os que efetuam compras à distância independemente do meio utilizado, ou até para se confundir com a categoria dos inovadores (aqueles que aderem mais depressa a novos produtos).
Para além destas abordagens comportamentais, alguns autores realçam as características demográficas e psicográficas do Novo Consumidor:
·  Mais individualista, envolvido ou implicado, independente einformado, com um alto sentimento de liberdade e cada vez mais exigente;
·  Mais consciente do seu poder e dos seus direitos, desafiando os fornecedores;
·  Uma crescente escassez de tempo, de atenção e de confiança, resultando numa maior necessidade de conveniência, de autenticidade e de credibilidade;
·  Uma idade média mais avançada, fruto de uma menor taxa de natalidade e de umamaior expectativa de vida, determinando a presença de valores mais conservadores;
·  Crianças mais capazes do que os adultos para usar computadores e navegar na Internet, possuindo capacidades perceptivas mais ajustadas que os adultos aos potentes estímulos visuais eletrônicos;
·  Um papel cada vez mais importante das mulheres na vida econômica e social;
· Uma maiordiversidade geográfica, étnica e cultural, consequência da crescente globalização da sociedade humana;
·  Normas sociais enfraquecidas e uma nova estrutura socioeconômica;
·  Maiores preocupações ambientais e em matéria de segurança pessoal e social, maiores níveis de stress.
Com estas ou outras características, o Novo Consumidor ou o Consumidor da Internet é, sem dúvida, um mercadoemergente, a par de outras categorias emergentes, como os idosos, os imigrantes, as novas gerações jovens, ou os consumidores com preferências alternativas.
Se é verdade que o Novo Consu-midor é fruto do desenvolvimento e da oferta de novos meios tecnológicos, também não é menos verdade que esses meios se desenvolveram e se vendem porque vêm ao encontro dos desejos e expectativas dosconsumidores. Nesse sentido, o consumidor (o seu conhecimento, a sua satisfação) continua a ser a essência do marketing, a orientação das empresas ou dos negócios contemporâneos, a qual sucedeu às orientações para a produção (baseada na produtividade), o produto (baseada na qualidade) e a venda (baseada na comunicação). O marketing eletrônico vem facilitar a micro-segmentação dos consumidores, bem como ageneralização do marketing individual ou 1:1, em que cada indivíduo consumidor é encarado como um mercado e crescentemente envolvido no processo de produção e distribuição.

►1994, a Internet foi uma rede de comunicações governamental, militar e acadêmica.
►1997, 78% das escolas americanas possuíam pelo menos uma ligação à Internet
►1999, já existiam mais de 800 milhões de...
tracking img