Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O mercado atual vem se tornando cada vez mais exigente, e com isso, as empresas buscam vantagens competitivas no sentido de manter seus negócios e a satisfação de seus clientes. Empresas de diferentes setores buscam soluções comerciais adequadas nos processos de pós-consumo e pós-vendas. Devido às questões comercias e ambientais, as empresas se responsabilizam quanto ao controle dociclo de vida de seus produtos. Com a redução das funções e papéis dos estados nacionais, o crescimento dos mercados financeiros em escala global e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à ampliação das capacidades de produção e de distribuição, é o fenômeno da globalização que redefine as formas e os métodos de competição no mercado mundial. Diante deste cenário, o oferecimento de novosprodutos voltado à formação de profissionais que queiram discutir profundamente o universo do comércio internacional torna-se oportuno abrangendo assim toda área de logística, desde o pedido do cliente até a entrega do produto final.

Resumo
Em qualquer processo de movimentação tanto de produtos, materiais ou fluxo de informação, o custo logístico possui um impacto relevante no custo final doproduto, podendo impactar diretamente na competitividade da empresa, principalmente em um mercado competitivo como o atual mercado globalizado. Partindo deste contexto, o presente artigo tem como objetivo realizar uma análise dos custos logísticos de distribuição existentes tanto nos processos de movimentação como no fluxo de informação, comparando a viabilidade de operações logísticas com seu custo.Para isto, é analisado o processo de movimentação e informação, considerando a definição de medidas a serem tomadas, como por exemplo, a escolha de um correto tipo de transporte a ser utilizado, hoje tendo resultados investindo em uma boa gestão do transporte e seus respectivos custos, a empresa tem a logística como um diferencial.

Custos Logísticos em Geral
Diante de um contexto de intensacompetição, na maioria dos segmentos da economia, a gestão dos Custos Logísticos tem como objetivo principal estabelecer políticas que possibilitem às empresas, simultaneamente, uma redução nos custos e a melhoria do nível de serviço oferecido ao cliente.
Os custos são elementos essenciais, considerados nas estratégias competitivas de uma empresa. Segundo IMA (Instituto de Contadores Gerenciais),“custos logísticos são os custos de planejar, programar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo”.
Os custos logísticos representam geralmente 5 a 35% das vendas, dependendo do tipo de negócio, da área de processamento e do rácio de valor de uso dos materiais e produtos em questão. A logística representa umdos maiores componentes de custo de uma empresa, sendo apenas excedida pelo custo de mercadorias vendidas por grosso ou a retalho. Apesar de implicar estes custos, a logística é vital para o sucesso de uma empresa. Esta acrescenta valor e traduz-se num aumento da competitividade, já que possibilita o aumento do nível de serviço.
Custos logísticos e a economia.
De acordo com Coyle (2003), oscustos absolutos logísticos de um modo geral aumentam com o crescimento da economia. Se o número de bens e serviços produzidos e consumidos aumentar, verifica-se na grande maioria das empresas um aumento do custo total relacionado com as atividades logísticas. Pode determinar-se a eficiência de um sistema logístico através da relação do custo logístico total com o Produto Interno Bruto.
Conceitosbásicos.
Gastos: envolvem sacrifícios financeiros (desembolsos) para uma empresa, que podem ser representados, segundo Martins (2003, p. 24), “pela entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)”. O desembolso, segundo este autor, é “um pagamento resultante da obtenção de um bem ou serviço”, que não coincide necessariamente com o momento do gasto.
Investimentos: contemplam os...
tracking img