Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 Importância e Relevância do tema

O departamento de Recursos Humanos exerce umpapel de extrema importância dentro da empresa, tem como principais funções o recrutamento, estruturação, treinamento, instrução, capacitação, qualificação, entre outros. Os Rh compartilham muita experiência e conhecimento é preciso estar inovando sempre. Gerir pessoas exige muita criatividade. Aqualidade que os clientes e que a própria empresa deseja resulta no comportamento positivo das pessoas, tanto os empregadores quanto os empregados.
Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, oque requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.
Os Recursos Humanos tendem a ser bem planejados e de grande competência, por terem muitas responsabilidades e por lhe dar com diferentes tipos de pessoas.
Milkovich&Boudreau (2000) afirmam que: “As condições externas à empresa criam o ambiente para aadministração de recursos humanos. Elas influenciam as decisões tomadas pela organização; essas de decisões, por sua vez, influenciam as condições externas”.
Os colaboradores têm que serem vistos pelo Rh como o ativo principal da empresa, mais não deixando de estar atentos as condições externas da organização, essas que influenciam e muito o comportamento interno do colaborador. Saber o quanto umcolaborador pode se desempenhar é necessário para uma um resultado positivo.

1.2 Justificativa da escolha do tema

O tema Recursos Humanos foi escolhido pelo nosso grupo, por ser o departamento mais incompreendido, mas também o mais necessário dentro de uma empresa.
O critério que nos levou a escolha do tema foram às pessoas, os profissionais envolvidos com todo o processo. As pessoas quetrabalham no departamento de RH não são apenas responsáveis por contratar ou demitir pessoas, mas também tratam de busca de referências para preenchimento de vagas de emprego e da administração de benefícios.
A mais ou menos vinte anos atrás os profissionais de RH raramente eram vistos, eles trabalhavam nos bastidores, e seu trabalho resumia basicamente em garantir que os registros de pessoalestavam em ordem e que os benefícios estavam sendo devidamente distribuídos.
Nos dias de hoje um profissional de RH têm que ser capaz de lidar com uma crise de maneira efetiva e discreta. Se o problema é saúde, assédio ou litígio de um empregado, a pessoa que trabalha em recursos humanos deve ser confiável para manter os detalhes do colaborador em segredo.
Atualmente, é um dos departamentos maisimportantes de qualquer empresa, então da próxima vez que falar em Recursos Humanos, saiba que sem ele empresas não funcionam eficientemente.

1.3 PROBLEMÁTICA
Como a área voltada a pessoas tem sido administrada dentro da Renuka?

1.4 OBJETIVOS

1.5.1 Objetivos Gerais
Analisar os procedimentos adotados pela área voltada as pessoas, afim de obter melhores resultados.1.5.2 Objetivos Específicos

A. Identificar à existência da área voltada as pessoas bem como sua nomenclatura e objetivos;
B. verificar o perfil dos profissionais que atuam nesta área, a fim de destacar as principais atividades desempenhadas;
C. destacar quais subsistemas são trabalhados e suas respectivas preocupações;
D. Descrever como cada atividade dos subsistemas são administrada eorganizada;
E. Propor melhorias para as áreas voltadas às pessoas, visando melhorar os resultados obtidos;

1 Fundamentação Teórica

2.1 A evolução histórica da administração de Rh
Segundo Chiavenato (1997) A evolução da história da administração de recursos humanos pode ser dividida em três fases: A primeira é denominada Era da Industrialização Clássica (1900-1950), marcada...
tracking img