Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO
O mercado de confecção de moda íntima encontra-se em franco desenvolvimento. As peças são muito criativas e sensuais, e conseguem chamar a atenção do consumidor e ganham destaque no mercado. As indústrias de uma maneira geral confeccionam moda íntima com as mesmas matérias-primas (algodão e lycra). O processo de produção é o mesmo, a diferença está na maneira como a matéria-primaé manuseada, no tipo de aviamento utilizado, nos acabamentos, etc.
E dentro desse mercado encontra-se a Lidiely Lingerie, que atua diretamente na confecção e venda de roupa íntima feminina. Nosso objetivo será desenvolver um plano de marketing para aproveitar as oportunidades que a empresa tem nesse mercado em expansão.

2. RESUMO EXECUTIVO
O estudo refere-se à Lidiely Lingeire, empresa deconfecção de moda íntima. Trata-se de uma empresa familiar que atua no mercado há mais de 15 anos, e conta com 36 funcionários, que produzem entre 7 mil e 8 mil peças por mês, com estrutura física que pode chegar a 12 mil peças. No atual momento a empresa não possui um plano de marketing definido e as decisões são tomadas pelos gestores.
A empresa não cria tendências, pelo contrário, seus produtossão elaborados segundo tendências percebidas, histórico de vendas e feedback de clientes e vendedoras. Os preços são definidos por uma margem de lucro esperada, e não por uma proposta de valor ao cliente. Os produtos são disponibilizados em suas lojas próprias (no varejo e atacado), e também em outros estados (apenas no atacado). O orçamento para promoção no mercado local é decidido com base nareceita. Os principais contatos com novos clientes do atacado são: Feiras e eventos e divulgação em espaço da Revista Moda Íntima (revista especializada com foco nos elos da cadeia de produção e distribuição). Atualmente há concentração da maior parte da produção em uns poucos clientes e um desejo de aumentar a participação no mercado local.
Ao buscar dados para análise da atual situação da empresapercebeu-se principalmente a falta de integração entre as ações de comunicação, a falta de controle de frequência e hábitos de compra dos clientes das lojas, e o mau aproveitamento do espaço virtual, devido à ausência de informações do comportamento de compra do consumidor de lingerie. Realizou-se então uma pesquisa, identificando as preferências e hábitos de quem compra em lojas especializadasem uma única marca de lingerie (caso das lojas de fábrica). A pesquisa confirmou a intuição do gestor, que acreditava que o público-alvo principal seriam as classes B e C.
Após o estudo foi sugerido que a empresa concentre esforços em fortalecer sua marca investindo numa identidade visual mais forte para conseguir diferenciação e reconhecimento da marca, além de: Maior integração entre as ações decomunicação; buscar mecanismos de mensuração de resultado dos esforços de comunicação e aproveitar o potencial de comunicação direcionada nas redes sociais.
Estas ações têm objetivo de fortalecer a marca e incrementar as vendas das lojas, aumentando a participação de 20% para 30% da produção no Ceará. Estas ações não têm interesse em mudar o foco de atacadista para varejista, mas em aumentarsua participação no mercado local, que é atendido pelas lojas.
3. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
Lidiely Lingerie, objeto do estudo, é uma empresa que atua no setor de confecção, no segmento de moda intima feminina. Trata-se de uma empresa de origem familiar, administrada por David Gonçalves, que reconhece estar num mercado dinâmico, onde se faz necessário ficar sempre atento às mudanças e aos rumosque segue o setor para um bom aproveitamento das oportunidades. Outro elemento importante no sucesso do empreendimento é Liduína, sua esposa, sócia e responsável pelos desenhos e modelagem das peças.
A empresa atua diretamente no segmento atacadista e varejista por meio de suas lojas próprias, além de atuar como distribuidor varejista de produtos de fabricação própria.
A produção das peças é...
tracking img