Sumol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Índice 1
Executive Summary 2
Introdução 3
Apresentação da Empresa 4
Identificação e localização 4
Evolução da Empresa 4
Análise de diagnóstico 5
Análise do Mercado 5
Análise da concorrência 6
Análise Interna 7
Marketing-Mix 7
Análise SWOT 8
Estratégia de Marketing da Empresa 11
Objetivos 11
Segmentação 12
Posicionamento 13
Análise Crítica 14
Conclusão15
Bibliografia 16

Executive Summary
O relatório apresentado surge como uma análise de marketing a uma empresa portuguesa: a, Makro – Cash & Carry pertencente ao grupo Metro AG.
Primeiramente, para conseguir analisar corretamente uma empresa do ponto de vista do marketing é preciso identificar o sector em que está integrado. Neste caso, estamos a falar do sector industrial deprodutos de grande consumo, mais especificamente na área do comércio grossista. Esta marca tem evoluído grandemente desde a sua primeira aparição em Portugal em 1990 e hoje encontra-se propagada por todo o território nacional.
Posteriormente é preciso fazer uma análise de diagnóstico para melhor entender o que influencia a empresa e o que por ela é influenciado. A primeira análise a fazer é a chamadaanálise do mercado. Esta consiste em descobrir as novas tendências de mercado e a evolução do mesmo de modo a conseguir estar sempre em vantagem em relação aos concorrentes.
A segunda análise é a da concorrência que consiste em analisar os pontos fortes e fracos da concorrência e perceber como a superar ou, no caso de ser líder de mercado, como continuar nessa posição sem perder clientes eestatuto e ainda analisar a possível entrada no mercado de novos concorrentes. No caso, a Makro – Cash & Carry perdeu a liderança do sector para o seu mais direto concorrente: o Recheio – Cash & Carry, do grupo Jerónimo Martins.
Outra análise a ter em conta, é a interna. Esta resume-se em avaliar a quantidade e qualidade dos recursos internos de forma a fazer face à concorrência e satisfazerda melhor forma as necessidades dos consumidores. Um dos recursos a ser analisado são os recursos humanos. Sem eles, não é possível a nenhuma empresa ter sucesso. Eles são a base de tudo logo, é necessário avaliar se as suas capacidades estão a ser utilizadas da melhor forma possível.
Por fim, a última análise a ter em consideração é a SWOT que pressupõe descobrir os pontos fortes e fracos daempresa bem como as ameaças e oportunidades provenientes do exterior. Esta análise pretende evidenciar à empresa as suas fragilidades e conseguir utilizar os pontos fortes para tirar o maior proveito possível das oportunidades de mercado e para suprimir as ameaças. No caso, a empresa tem bastantes pontos fortes, mas também pontos fracos que devem ser melhorados para assim conseguir superar a suaconcorrência mais direta.
Finalmente, para a análise de marketing estar completa é preciso definir uma estratégia de marketing da empresa que consiste em enunciar objetivos claros, concretos e alcançáveis, bem como o segmento a investir e o posicionamento a ter. Determinam-se pontos fortes e fracos, objetivos e estratégias a implementar. No caso, a Makro – Cash & Carry aposta em 3 segmentos:canais Horeca, comércio alimentar e empresas/institucional.


Introdução
Numa era em que as necessidades dos consumidores estão em constante evolução, o marketing desempenha um papel bastante relevante para dar a conhecer aos consumidores todos os produtos e serviços existentes no mercado de modo a que estes se sintam satisfeitos e contentes.
Este relatório visa clarificar um bocado comoé que funciona o marketing no mercado atual, o que o influencia e como é influenciado, bem como todos os procedimentos e análises necessários a fazer para que o marketing surta efeito nos consumidores de hoje, cada vez mais exigentes.
Para fazer esta análise, escolhemos a empresa “Makro – Cash & Carry Portugal S.A.” que possui uma loja a operar na região.
Esta empresa está inserida num...
tracking img