Sumol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Licenciatura em Gestão P.L. – 2012/2013





Trabalho realizado no âmbito da cadeira de Auditoria





[pic]



















Índice

















































Introdução1. Caracterização da Empresa e sua Actividade

A Sumol+Compal é a empresa líder de refrigerantes, em Portugal, com a sua sede em Carnaxide, no concelho de Oeiras. É o maior fabricante de bebidas não-alcoólicas em Portugal.

A Sumol + Compal nasceu em 2009 como resultado da integração de duas empresas conhecidas, e com produtosreconhecidos, consumidos e preferidos dos consumidores nacionais, a Sumol e a Compal. Cada umas destas empresas, actuavam no mercado há mais de 50 anos. A Sumolis teve origem numa pequena empresa, Refrigor, que iniciou a sua actividade em 1945 e a Compal que nasceu em 1952. [pic][pic]

As principais marcas deste grupo são a Sumol e a Compal, no entanto, o portefólio de produtos é bastantealargado e completo, dos quais podemos destacar B!, Um Bongo, Frize, Tagus e Água Serra da Estrela e, ainda, as marcas representadas Pepsi, 7Up, Guaraná Antarctica e Gatorade. Está, neste momento, presente em 69 países.

Em 2011 com o objectivo de optimização, as empresas Sumol + Compal Distribuição S.A. (venda e distribuição dos produtos) e a Sasel S.A. (detentora da água Serra da Estrela),foram integradas na Sumol + Compal, Marcas S.A.

O processo de fusão das duas marcas iniciou-se em finais de 2005, quando a Sumolis e o Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciaram a aquisição à Nutrinveste da Compal e da Nutricafés. Esta última empresa veio a ser alienada em 2006.

Em Março de 2008 a Sumolis e o Grupo CGD acordaram as condições para que fosse possível proceder àintegração das duas organizações e, por conseguinte, à constituição da Sumol + Compal.

Posteriormente, em Agosto 2008, a Autoridade da Concorrência notificou da sua decisão de não oposição com compromissos relativamente ao projecto de integração. Desde essa altura que foi preparado e implementado todo o projecto que permitiu o arranque da operação da Sumol + Compal no início de 2009Empresa com aproximadamente, 1.400 pessoas e com uma carteira de quase 50.000 clientes directos, com uma cobertura garantida pela maior rede de vendas directa neste sector de actividade, complementada por uma rede de distribuidores.

Esta empresa está cotada na NYSE e Euronext Lisbon.

A SUMOL+COMPAL adoptou ainda um modelo de gestão por processos. Considera fundamental aintegração de todos os requisitos (económicos, sociais e ambientais das várias partes interessadas) num modelo único, integrado.

Este modelo de gestão resultou da harmonização das duas realidades anteriores.

A Sumol Compal tem uma estratégia definida que assenta, basicamente, em eixos como,

a excelência da gestão das nossas marcas e da relação com os clientes, a clara aposta em mercadosinternacionais seleccionados, o investimento sistemático na inovação, a permanente optimização dos nossos processos operacionais, tudo sustentado por um conjunto de pessoas motivadas e empenhadas em fazer, cada dia, mais e melhor.



2 – Enquadramento Legal

O modelo de Governação adoptado pela Sociedade assenta num Conselho de Administração composto por Administradores nãoexecutivos (4) e executivos (4). Aos primeiros reporta Auditoria Interna e aos segundos, os quais constituem uma Comissão Executiva, Apoio Jurídico e os Pilares Organizacionais: Marcas, Clientes, Operações e Suportes. O Conselho de Administração está subordinado às deliberações dos accionistas e às intervenções do Conselho Fiscal, nos casos em que a lei ou o contrato de sociedade o determinam....
tracking img