Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÕES DA ARTE
Função pragmática ou utilitária – Segundo essa função, a arte serve como meio para se alcançar um fim não-artístico, não sendo valorizada porsi mesma, mas por sua finalidade. Esses fins não-artísticos variam muito no decorrer da história. A partir desse ponto de vista, os critérios para se avaliaruma obra de arte são exteriores à obra: não interessa saber se a obra tem ou não qualidade estética, basta que se avalie, do ponto de vista moral, a finalidadeà qual a obra serve. Esse é o critério moral. O outro é o critério da eficácia da obra em relação à sua finalidade, isto é, se a obra conseguiu atingir oobjetivo a que se propôs.
EXEMPLOS: Vaso de Cariátides Cultura Santarém. Pará, Brasil.


Função naturalista – O interesse está maisvoltado para o conteúdo da obra do que para seu modo de apresentação. Exemplo: os retratos. Os critérios de avaliação de uma obra de arte do ponto de vista dafunção naturalista são: a correção da representação, a inteireza ou integridade do assunto e o vigor da representação: ficamos convencidos da sua existência?EXEMPLOS : O Abaporu.Tarsila do Amaral São Paulo. Brasil. 1927.

Função formalista – Visa a forma de apresentação a obra de arte. É o único dos interesses que seocupa da obra de arte como tal e por motivos estéticos. Os critérios de avaliação desse do ponto de vista são tirados da própria obra, ou seja, os princípios eorganização interna dos elementos que compõem uma obra de arte variam de acordo com cada novo projeto.
EXEMPLOS: A leiteira.
Jan Vermeer. Holanda. 1660.
tracking img