Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias de Marketing
(a partir de Princípios de Marketing, de Philip Kotler)
Estratégia de Marketing é definida por Kotler como a lógica de marketing pela qual uma unidade de negócios (pode ser uma divisão da empresa, uma linha de produtos dentro da divisão, ou, algumas vezes, um único produto ou marca) espera atingir seus objetivos.
Para planejar uma estratégia de marketing eficiente, aempresa deve levar em conta tanto seus concorrentes, quanto seus clientes atuais e potenciais. Uma estratégia de Marketing deve integrar as políticas da empresa ou instituição com seus objetivos, e propiciar que se estabeleçam táticas (sequências de ações) de forma coerente, além de permitir que a empresa ou marca obtenha uma vantagem competitiva sustentável.
Dentro do Marketing, podem-seperceber inúmeras estratégias, planos desenhados para atingir objetivos e determinar qual o melhor caminha a ser seguido no mercado, suas possíveis alterações e também reações que devem estar devidamente detalhadas para que não apareçam surpresas ao longo do tempo, especialmente perda de mercado por se negligenciar algum fator que pode ser uma variável capaz de alavancar o sucesso do concorrente.
Emmercados competitivos é fundamental conduzir estudos que permitam determinar as melhores estratégias para cada produto, seja ele novo, ou mesmo já inserido no mercado, pois muito mais do que apenas criar, é necessário que o Marketing faça um acompanhamento contínuo do andamento do mercado como um todo.
A análise dos concorrentes envolve primeiro a identificação dos principais oponentes (análise dosetor e análise do mercado), que inclui informações sobre seus objetivos, estratégias, forças, fraquezas e padrões de reação. De posse de tais informações, pode escolher que concorrentes podem ser atacados e quais devem ser evitados.
A melhor estratégia competitiva de marketing a ser utilizada depende de alguns fatores, como: posição a posição competitiva que a empresa ocupa no setor em que atua eseus objetivos, oportunidades e recursos.

O CICLO DE VIDA DO PRODUTO E A DETERMINAÇÃO DO TIPO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING
Para determinar o tipo de estratégia de marketing mais adequado a cada produto a maioria dos gerentes de marketing utilizam-se do conceito de ciclo de vida do produto. Segundo esse conceito, um produto percorre quatro fases distintas ao longo de sua presença no mercado:introdução, crescimento, maturidade e declínio. Em cada fase, vendas e lucros evoluem de modo distinto, o que implica a adoção de estratégias de marketing distintas.
Introdução é a fase de lançamento do produto, caracterizada: por altos investimentos em marketing; por um crescimento lento em vendas; por baixo lucros ou ate prejuízos; inexistência de economia em escala; pelo desconhecimento doproduto ou serviço pela maioria do público-alvo.
Crescimento é fase seguinte, quando a taxa de adoção do produto pelos clientes potenciais é acelerada, as vendas crescem acentuadamente e os lucros acompanham o crescimento das vendas, à medida que se ganham economias de escala. Em geral, as vendas do produto aumentam mais rapidamente do que a demanda total do mercado, possibilitando os ganhos departicipação de mercado. É nesse estágio que surgem novos concorrentes, que lançam outros produtos para aproveitar as altas taxas de crescimento de demanda. O mercado fica mais competitivo, exigindo maiores investimentos em marketing para sustentar os ganhos de participação de mercado.
As empresas podem adotar quatro estratégias para o crescimento:
A estratégia de penetração refere-se a investimento emprodutos existentes no mercado em que a empresa já atua. Os investimentos serão em melhorias de produto, comunicação e distribuição, visando acelerar os ganhos de participação de mercado e vendas.
A estratégia de desenvolvimento de produto refere-se ao lançamento de um novo produto no mercado em que a empresa já atua. Como exemplo, lançar um xampu para clientes da empresa, que já consomem...
tracking img