Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING NATURA 1969 À 2010
1º DECADA 1970 MARKERTING NATURA
A Natura surgiu no ano de 1969 e desde sua fundação, a Natura mantém a filosofia de ofertar produtos customizados que incorporam princípios de tratamento terapêutico na produção de cosméticos e de personalização (filosofia essa que já direcionava a empresa para adoção do sistema de venda direta que é uma ferramenta de marketing).Venda direta “é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseados no contato pessoal entre vendedor e comprador, fora de um estabelecimento comercial fixo”.
  No início dos anos 70, Luiz Seabra ministrava cursos com aulas práticas sobre estética e produtos Natura no SENAC-SP – Serviço Nacional do Comércio. Conduzia, ainda, reuniões e palestras em clubes,institutos e clínicas especializadas.
Surge a primeira logomarca Natura. Na cor verde, o desenho sugere a imagem de uma flor – as pétalas são formadas por letras “n”, de Natura. A escolha é motivada pela crença da empresa de que a flor é a mais pura representação de uma vida que está nascendo e da beleza como um todo

Apesar do sucesso da experiência da loja da Oscar Freire, o volume de vendas não erasuficiente para garantir a sobrevivência da indústria. Para ampliar a divulgação dos produtos, procurou-se uma forma de reproduzir a experiência das consultas por meio das esteticistas.
Em 1976 veiculado o primeiro anúncio publicitário, em julho, na Revista Claudia, da Editora Abril. Ele abordava a importância da cosmetologia terapêutica e da consultoria de beleza em comparação à compraconvencional.

1977 - Natura atinge a marca de 40 produtos em linha e surgiu o primeiro catálogo Natura.

Em 1978 à Pró-Estética, em crescimento constante, transferiu-se para a av. Brasil, 470, em São Paulo, onde foram investidos recursos na decoração do imóvel para que ele se adequasse à linguagem de beleza que a empresa estava difundindo.
 

Para a Natura, a venda direta permitiu a expansãogeográfica sem a perda das relações pessoais, vitais para a valorização da marca e exploração dos atributos e diferenciais dos seus produtos.
Para viabilizar o sistema de venda direta, após algumas experiências de distribuição sem resultados satisfatórios, a Natura criou uma empresa exclusiva para distribuição de seus produtos em São Paulo. Em outubro de 1974, foi fundada a Pró-Estética Comércio deProdutos Cosméticos Ltda, distribuidora independente que se dedicaria exclusivamente aos produtos Natura. O método de consultas personalizadas revelou-se insuperável fator de diferenciação dos cosméticos Natura.

Em 1979, a empresa passou a ter distribuição nacional com a criação da Meridiana, responsável pela distribuição dos produtos Natura em todo o país, com exceção do Rio de Janeiro,coberto por uma distribuidora independente e de São Paulo, atendido pela Pró-Estética. Anos depois, as distribuidoras passaram por mudanças visando manter a competitividade da empresa, mas sem alteração do seu sistema de venda diretas.
As experiências iniciais da Natura com distribuição dos produtos via canais convencionais tais como drogarias e lojas especializadas não foram bem sucedidas, pois oslojistas e atendentes apresentavam dificuldades em passar para as consumidoras o conceito terapêutico dos produtos, além de haver poucos recursos disponíveis para campanhas de propaganda de valorização da marca e divulgação da linha de produtos.
Diante desse quadro, a Natura viu na venda direta uma opção viável para superar essas dificuldades, uma vez que nesse sistema de distribuição asconsultoras (como são chamadas, pela empresa, as vendedoras) abordam as consumidoras de forma individualizada e interativa.
Em 1979 Criada a Meridiana Comércio Administração e Participações Ltda., responsável pela expansão e divulgação dos produtos Natura em todo o país. A Natura cria área de atendimento para ampliar o relacionamento com as consultoras e Lança Sr.N, a primeira linha da Natura voltada...
tracking img