Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 DEFINIÇÃO DE MARKETING
Marketing é uma expressão utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações. Onde o cliente passa a contar com o poder de escolha, selecionando a alternativa que lhe proporciona a melhor relação entre custo e benefício.
As empresas, reconhecendo quea decisão final sobre a compra estava nas mãos dos clientes, passaram a adotar práticas como pesquisa e análise de mercado, adequação dos produtos segundo as características e necessidades dos clientes, comunicação dos benefícios do produto em veículos de massa, promoção de vendas, expansão e diversificação dos canais de distribuição.
Conceito de Marketing pode ser entendido como a funçãoempresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. O marketing também pode se entender como processo social voltado para satisfazer as necessidades e os desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre ecompetitiva de produtos e serviços que gera, valor para as partes envolvidas no processo.
A empresa orientada para o mercado é a que aloca recursos humanos e materiais a fim de: coletar informações sobre as expectativas e os comportamentos dos diversos atores do mercado (consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente); elaborar um plano de ação orientado para omercado, e implementar o mercado com a participação de todas as áreas funcionais.

1.2 CONCEITOS APLICADOS DE MARKETING

O marketing, como disciplina aplicada na pratica empresarial, utiliza conceitos originários de outras disciplinas e de ciências como Economia, Estatística, Psicologia e Sociologia.
Teoria da escolha individual, formulada pelo economista clássico Adam Smith (1776), cujopressuposto é que o bem-estar da sociedade é o resultado da convergência entre os interesses individuais do comprador e os do vendedor, por meio da troca voluntária e competitiva. Essa teoria engloba quatro princípios:
As pessoas buscam experiências que valham a pena;
A escolha individual determina o que vale a pena;
Por meio da troca livre e competitiva, os objetivos individuais serãorealizados;
As pessoas são responsáveis pelas suas ações e escolhem o que é melhor para elas.
Por mercado entende-se o conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquiri-los. Desse conceito derivam as noções de mercado de consumo, referente a pessoas, e de mercado organizacional, referente a organizações.O mercado-alvo é aquele para o qual a empresa irá direcionar seus investimentos e focar sua estratégia de marketing. Segmento de mercado, por sua vez, é um grupo de consumidores com necessidades e características comuns entes si, mas diferentes em relação a outros grupos, que exige estratégia e programa de marketing distinto. Por necessidade endente-se um estado de carências ou privaçãosentido por uma pessoa que provoca a motivação para o consumo como meio de superar tal estado. A necessidade pode ser de dois tipos: inata ou adquirida. A necessidade inata, também chamada de genérica é aquela inerente à natureza humana e que não pode ser esgotada, como as necessidades de natureza física ou biológica. A necessidade adquirida é a derivada do ambiente cultural e social, isto é,depende da experiência, das relações e da evolução da sociedade. E pode ser esgotada ou saturada, por estar associada à resposta tecnológica dominante num dado momento, a qual evolui ao longo do tempo.
A satisfação da necessidade é atingida quando o resultado do desempenho do produto ou serviço se iguala à expectativa do cliente ou a supera. Já o conceito de valor significa a diferença entre os...
tracking img