Escola austriaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pensamento austríaco
A teoria da escola austríaca sobre ciclos econômicos trata-se da integração de duas teorias: da moeda e do capital, que se baseia na ação do homem e no processo de mercado, servindo então como um mecanismo que é capaz de transmitir informações.
A teoria estuda as forças que determinam os preços e valores relativos de bens e serviços e também a ação do homem, fatores que oseconomistas clássicos não conseguiam explicar corretamente. Por exemplo, o paradoxo do valor: como o pão, um bem importante de utilidade tem menor valor que o diamante, uma mera jóia de luxo.
Para Hayek a origem dos ciclos econômicos parte da idéia de que a política monetária não é neutra, sendo assim, não afeta todos os preços igualmente, apenas os relativos e assim, afetando a estruturatemporal de produção. Então quando se tenta voltar à estrutura de produção ao que era antes a partir de expansões monetárias, estas terão o efeito de descoordenar a estrutura de capital, gerando mais inflação e desemprego.
Uma característica da Escola é que ela observa as leis da economia como sendo relações de causa e efeito, ou seja, sem exatidão matemática. Isto porque na economia não existemconstantes como se observa na física.
A escola austríaca de Economia apresenta quatro conceitos fundamentais:
● Teoria austríaca do Valor – essência: subjetividade.
A lei da utilidade marginal se origina através da procura do homem por maior satisfação, optando entre os recursos escassos, aqueles que permitem chegar aos objetivos com os menores custos possíveis. Essa escolha é denominada valoração. Alei trata de que o homem age para priorizar seus objetivos numa escala própria de valor e que utiliza uma série de meios que são formados por unidades para poder chegar a esses objetivos. Quando aumenta o número de unidades do bem, o valor marginal da última unidade cai, afinal essa unidade está no nível mais inferior dos objetivos que eram antes priorizados.
Quanto maior for a quantidade de umbem que o indivíduo possui, menor o valor que este atribuirá a cada unidade do bem.
Então, explica-se o porquê do pão, que é mais útil, ser mais barato que o diamante. O pão é encontrado mais facilmente e em maior quantidade do que o diamante. Quanto maior a oferta (quantidade) de um bem, menor sua produtividade marginal e assim, menor seu preço.
Os recursos são escassos e daí surge o problemade alocar cada unidade de um bem segundo seu uso (em primeiro os de uso mais importantes), sendo as escolhas dos agentes então feitas de acordo com seus objetivos individuais.
Cada consumidor age de acordo com sua própria escala de preferências e de valores. Esses valores interagem e se combinam para formar as demandas do consumidor, que são a base e o guia da atividade produtiva. Os austríacosentão chegam à conclusão que a atividade produtiva tem base na expectativa de corresponder a demanda do consumidor.
● Mercado como um processo de coordenação
A partir do sistema de preços, percebe-se que é importante o governo não interferir no mercado, evitando que possa haver uma descoordenação do mercado dada pela alteração nos preços relativos.
Para os austríacos, o mercado é um processo dedescoberta das realidades, um processo de exploração ativa do desconhecido: não se tem as preferências dos consumidores, então o descobrimento dessas preferências é o centro da atividade competitiva.
Há duas características de mercado para os austríacos e elas funcionam de maneira interligada: 1- o fato de ser importante conhecer os vários participantes do mercado. 2- importância do processo queleva os mercados ao equilíbrio (destacado pela teoria convencional).
O sistema de preços tem como “função” emitir sinais aos participantes do mercado, para que estes possam coordenar seus planos, e assim então possibilita a transmissão de informações facilitando a coordenação de atividades econômicas. E a competição surge com o meio de descoberta de informações relevantes, que deve ser...
tracking img