Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Direção
A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas.
Para dirigir os subordinados o administrador em qualquer nível da organização no qual esteja inserido e preciso comunicar, liderar, e motivar. A maior parte do tempo do administrador é aplicada em comunicação liderança emotivação de pessoas.
A função direção no nível institucional da empresa é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em
todas as áreas e níveis da empresa.
É uma função predominante voltada para o desempenho das pessoas, pois as pessoas são recursos que vivificam os demais recursos empresariais.
Estilos de direção:
Os estilosde direção dependem das suposições dos administradores a respeito do comportamento humano dentro da empresa. McGregor distingue duas concepções opostas de estilos de direção, baseadas em concepções antagônicas acerca da natureza humana.
Existem dois estilos básicos de direção como dois extremos de um continuum: O estilo da teoria X e o estilo da teoria Y
A teoria X:
Baseiam-se algumasconcepções e premissas incorretas e distorcidas sobre a natureza humana.
A teoria X representa o estilo de direção definido pela Administração Cientifica de Taylor, pela teoria Clássica de Fayol e pela teoria da Burocracia de Weber, em diferentes estágios da teoria Administrativa. Significa um abitola mento da iniciativa individual, aprisionamento da criatividade do individuo, estreitamento da atividadeprofissional por meio do método preestabelecido e da rotina de trabalho. Em outros termos, a teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente o que a organização deseja, independentemente de suas opiniões ou seu objetivos pessoais.
Quando um Administrador impõe arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passa a controlar extremamente o comportamento de trabalho de seus subordinados,ele estará fazendo a teoria X. O fato dele impor autocraticamente ou de impor suavemente não faz diferença: ambas são formas diferentes de se fazer teoria X.
Nesse ponto, a própria teoria das Relações Humanas, em seu caráter demagógico e manipulativo, também é uma forma suave, macia e enganosa de se fazer teoria X.
Teoria de Y:
A teoria Y representa o moderno estilo de direção apregoado pelaTeoria comportamental e teorias administrativas posteriores: propõe um estilo de direção participativo e democrático, com base nos valores humanos e sociais. Enquanto a Teoria X é uma administração por meio de controles externos impostos ao individuo, a teoria Y funciona como uma administração por objetivos que realça a iniciativa individual.

Pressuposições da teoria X:
• As pessoas sãopreguiçosas e indolentes.
• As pessoas evitam trabalho
• As pessoas evitam a responsabilidade a fim de se Sentirem mais seguras
• As pessoas precisam ser controladas e dirigidas.
• As pessoas são ingênuas e sem iniciativa

Pressu posições da teoria Y:

• As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.
• O trabalho é uma atividade tão natural como brincar oudescansar.
• As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
• As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas.
• As pessoas são criativas e competentes.
Sistemas de administração:
A ação administrativa assume feições diferentes, dependendo das condições internas e externas da empresa. Em outros termos, a ação administrativa nunca é igual em todas as empresas, poisvaria de acordo com inúmeras variáveis. Não existem normas especificas de administração validas para todas as situações e ocasiões possíveis. Nesse sentido, Likert aponta quatro sistemas administrativos:
O primeiro é o sistema mais autocrático e enrijecido de administração em seguida o autoritário coercivo que representa o sistema mais autocrático e enrijecido de administração, em seguida o...
tracking img