Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Mix
Produto Preço Distribuição Promoção

Marketing Mix
 O Marketing Mix abrange as variáveis de marketing que a empresa pode controlar e gerir, de modo a responder eficazmente às necessidades dos segmentos alvo (targets)  O agrupamento destas variáveis em seis conjuntos constituí os clássicos 4 P’s + 2 P’s (Produto, Preço, “Place” (distribuição), Promoção, Public Relation(Relações Públicas) e Power (Poder)

O responsável da empresa tem de interrogar-se sobre a importância que cada uma das áreas (variáveis) deve ter numa estratégia de marketing. Em função da importância relativa atribuída a cada uma delas, deverão ser definidos os recursos, nomeadamente, de ordem financeira.

COMPOSTO DE MARKETING
MARKETING-MIX - 4 p’s
POLÍTICAS
Organização

• Produto • Preço •Promoção • Distribuição (Place)
Mercado-alvo

Fernanda Manuel Taveira Veiga

Marketin-Mix (Marketing Operacional)
Produto

Um produto é o conjunto de características (palpáveis ou não) de um bem ou serviço, que satisfaz a necessidade dos clientes que o adquirem ou utilizam.

O produto tem que ter características, atributos e deve adequar-se ao fim para que foi criado. Segundo Copeland, podemos classificar os produtos de consumo em: • produtos de conveniência • produtos de compra comparada • produtos de especialidade

O que é um “Bom Produto”?

A primeira condição de êxito em mkt consiste em oferecer aos clientes potenciais um “bom produto”. Esta noção abrange, na realidade, duas ideias distintas: a qualidade do produto e a vantagem do produto em relação aosconcorrentes.

a) A qualidade do produto
O conceito de qualidade é objecto de definições diversas, mas entendemo-la como “o grau em que as suas performances respondem às expectativas dos seus clientes”.

a) A qualidade do produto
Exemplo: Quando um passageiro viaja na TAP espera que o lugar não seja vendido a outro, que o avião parta à hora prevista, que a refeição seja agradável, etc. a) A qualidade do produto
 Exemplos de características intrínsecas de produtos
Fórmula do produto Lixívia
Produtos químicos que entram na composição de lugares, habitáculo, ABS

Performances
Eficácia na lavagem para determinadas nódoas Velocidade de ponta, consumo médio, distância de travagem

Design
Forma, material de embalagem Carroçaria, tablier, tecido dos assentos

AutomóvelCilindrada, n.º

b) A vantagem – Produto

Trata-se de um atributo positivo do produto em relação aos concorrentes, ligado à fórmula, às performances ou ao design.

b) A vantagem – Produto
Exemplo: A Barbot criou uma tinta com cheiro agradável a maçã, após ter descoberto a partir de um estudo de mercado que o cheiro era um factor a que os consumidores davam importância.

b) A vantagem –Produto
A posse de uma vantagem-produto constitui para uma empresa um atributo concorrencial importante. Todavia, para isso é indispensável que corresponda a uma verdadeira expectativa dos clientes, que seja facilmente perceptível pelos consumidores, que não provoque um aumento de preço de venda inibidor e que não possa ser fácil e instantaneamente copiada pelos concorrentes.

c) Os testes deproduto
Para saber se um produto é bom, quer pela qualidade quer pelas eventuais vantagens, os responsáveis de mkt não devem limitar-se ao seu julgamento pessoal ou à opinião dos técnicos que o fabricam; assim, devem recorrer a inquéritos junto dos consumidores levando uma amostra de clientes potenciais a consumir(utilizar) o produto.

c) Os testes de produto
Os diferentes testes de produto:Blind test (teste cego) Teste de produto Ensaio instantâneo

c) Os testes de produto
 Podemos recorrer a um teste de produto em três situações: Quando pretendemos lançar um produto novo ou uma fórmula melhorada de um produto existente; Quando pretendemos reduzir o custo de um produto e tal implique uma alteração da sua fórmula;

c) Os testes de produto
Quando um concorrente lança um...
tracking img