Marketing e r.p

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo III - Plano de Relações Públicas para a empresa “Gloria Reynolds”



















3.1. Caracterização do Meio Envolvente



A Empresa

Gloria Reynolds é uma empresa de vinhos, já com muitos anos de tradição. A Família Reynolds estabeleceu-se no Alentejo em 1856. Foram pioneiros na indústria da cortiça e criaram grandes vinhos nas suas terras, alguns dos quaisainda se produzem.

São vinhos tão especiais e exclusivos que quase não chegam aos circuitos comerciais tradicionais. São vinhos para membros de um clube privado, para sócios do clube Gloria Reynolds, para os que suportam e investem no futuro da casa.

Gloria Reynolds é um vinho apurado, com um maravilhoso equilíbrio entre a acidez refrescante e a estrutura dominante. Elegante e distinto, éum verdadeiro vinho de tributo.

O Mercado
O vinho Gloria Reynolds, tem como principal característica, a sua segmentação, que visa o mercado exterior, embora também tenha mercado em Portugal.

Este vinho encontra-se apenas à venda através do Club de sócios Gloria Reynolds. Ao tornar-se sócio, Gloria Reynolds compromete-se, mediante o pagamento  de uma quota a disponibilizar para venda duascaixas de vinho por ano (12 garrafas), mais 36 garrafas só para sócios profissionais, enviar informação sobre a evolução dos vinhos, colheitas, vindimas, preços dos vinhos no mercado, lista dos restaurantes onde se pode degustar Gloria Reynolds, convites para os Encontros Gastronómicos Luso-Espanhóis e para todas as actividades culturais do Club, além de possibilitar a utilização das instalações daAdega para eventos particulares.

Os Concorrentes
O mercado dos vinhos é extremamente competitivo. Só em Portugal estão registadas 2725 marcas de vinho (fonte: ABC dos Vinhos), logo por este número se pode ver que este mercado não é simples, e a sua complexidade é que determina quem são as melhores marcas, apostando na qualidade tanto na sua produção como no seu produto final.


As CondiçõesMicro e Macro-Económicas

Condições Micro-Económicas

Os Clientes
Nos dias que correm, o consumidor português tem-se tornado cada vez mais exigente relativamente aos produtos que consome, analisando deste modo o impacto que estes provocam na sua saúde e no meio ambiente.

O vinho é essencialmente consumido durante as refeições e utilizado como excelente acompanhante de petiscos tradicionaisportugueses. O vinho é também visto como um pretexto para um encontro de amigos, colegas e quem sabe de potenciais negócios de trabalho. É muitas vezes encarado como factor de exibição, tentando sempre surpreender as pessoas a quem se oferece o vinho.

A Distribuição
A distribuição de toda a gama de produtos Reynolds, está exclusivamente a cargo da empresa Vinalda – Companhia Comercial deBebidas, S.A.

Os Fornecedores
Quanto à matéria-prima, é unicamente produzida nas vinhas do Grupo Reynolds, tanto a uva, como a cortiça. No que respeita à aquisição das garrafas, não foi facultada qualquer informação.

Os Concorrentes
O vinho Gloria Reynolds, tem como principal característica, a sua segmentação, que visa o mercado exterior, embora também tenha mercado em Portugal. Assim sendo, aReynolds tem um número incerto de concorrentes directos, pois movimentando-se em Portugal e no estrangeiro, deverá ter certamente alguns milhares de concorrentes directos.
Como concorrentes indirectos, surgem as marcas de cerveja, e as marcas de bebidas brancas. Indirectos porque têm também teor alcoólico mas em áreas distintas. Não fazem concorrência directa, pois os seus segmentos de mercadosão diferentes.

Condições Macro-Económicas

Contexto Económico
Nos últimos anos tem-se assistido a uma aceleração da actividade real reflectida na procura externa e na procura interna privada, embora os tempos de crise sejam evidentes em todo o mundo.

Portugal é conhecido por produzir os melhores vinhos do mundo, a par da França, como tal, a procura deste produto é alargada ao consumidor...
tracking img