Marketing e internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MARKETING E A INTERNET


Sandra Maria Stival *


Resumo:
A evolução tecnológica, especialmente aquela
relacionada à internet tem levado a mudanças fundamentais no modo como as empresas estão se relacionando entre si e com os seus clientes. O presente artigo procura descrever a situação do marketing num cenário que deixa de ser predominantemente físico e passa a ser basicamenteeletrônico.
Palavras-chave: Marketing; Internet; Vantagem
Competitiva.
Abstract:
The technological advances, especially those
related to the Internet, has lead to fundamental changes in the way companies are interacting with one another and with clients. The present article aims at describing the marketing situation in a landscape that is moving from a predominantphysical place to a electronic one.
Key-words: Marketing; Internet; Competitive
Advantage.





*Mestre em Administração (Marketing) pela Universidade Pontifícia Católica do RGS.





1. Considerações Iniciais

Uma das principais mudanças que vêm acontecendo nas empresas, nos últimos anos, é o advento da Internet, que exige estruturas mais dinâmicas eremodelagem de antigos conceitos. Nas empresas tradicionais a internet vem sendo muito utilizada como meio para comunicação ou transações com clientes, fornecedores, parceiros das empresas, ou até mesmo com a sociedade em geral.

Estas transações efetuadas pela Internet são geralmente chamadas de “comércio eletrônico” ou (e-commerce), definido por Albertin (2001, p. 15) como a"realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, utilizando-se da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo os objetivos de negócio".

O mundo do comércio está rapidamente mudando para o mundo do e- commerce. Com o advento da internet, teoricamente, qualquer empresa, de qualquer porte, em qualquer lugar domundo pode competir comercialmente.

Diante deste contexto, as empresas devem repensar suas estratégias empresariais, processos e relacionamentos de modo a abordar seus mercados de maneira diferente. No tocante a este ponto, Parasuraman e Zinkhan (2002), verificam que a internet lidera mudanças fundamentais pelas quais as organizações estão sendo forçadas a
2


passarpara poderem se sustentar no atual mercado. Tal necessidade pode ser confirmada através da divulgação, por parte do Marketing Science Institute, da lista de tópicos prioritários a serem pesquisados para 2000-2002, envolvendo “e-business/e- commerce/impacto da internet”.

Sendo uma das responsabilidades do marketing, enxergar as mudanças do mercado e fornecer respostassatisfatórias a elas, o presente artigo procurará discorrer sobre o papel do marketing na internet. Assim, por se tratar de um artigo basicamente teórico e reflexivo, inicialmente será feita uma análise da evolução do mercado eletrônico e, posteriormente serão abordados aspectos relacionados aos benefícios e barreiras do e- commerce. Partindo desse princípio, o estudo busca refletir sobre opapel do marketing na internet; ao mesmo tempo em que se procurará oferecer respostas às atuais pressões que este vem enfrentando.

2. O Cenário do Mercado Eletrônico

Graças à evolução da tecnologia e nomeadamente à internet, um processo que antes levava dias, envolvendo várias pessoas de diferentes locais, agora, pode ser realizado em tempo real. A Internet, redemundial de computadores, anteriormente limitada a acadêmicos e funcionários do governo, atualmente liga milhões de pessoas em todo mundo. Empresas e consumidores podem se conectar sem a necessidade de contato pessoal em qualquer momento e parte do mundo.

Para que se tenha uma idéia do impressionante impacto propulsor que a internet tem sob o atual cenário, basta verificar que, de acordo...
tracking img