Marketing na internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho, será abordada a importância da internet para as organizações, um novo mundo a ser explorado pelos marketeers, o impacto nas estratégias de marketing até aí concebidas e também na venda e no comércio. Por ultimo, também uma pequena analise as empresas Dot Com.

Internet – Um novo mundo para os marketeers

Explosão do número de utilizadores

Criada parautilização militar e, posteriormente, científicos, a internet teve um impulso significativo com o aparecimento da WWW (World Wide Web), no fim dos anos 80, embora só tenha começado a ser utilizada com fins comerciais em 1994.
Comparativamente com outros meios de comunicação, a Internet teve um desenvolvimento desproporcional, esperando-se que assim se mantenha nos próximos anos. Em 2002, o número decibernautas era superior a 580 milhões, atingindo a Europa os números mais elevados.

Uma ferramenta inovadora

Para os Marketeers, a internet representa uma ferramenta inovadora, com características que se correctamente exploradas podem conduzir a vantagens.
Entre as quais, destacam-se as seguintes;
Imediatização – Reduz significativamente o espaço de tempo entre a concepção e aimplementação de campanhas promocionais e estudos de mercado, mas tem um efeito avassalador em situações de crise
Personalização – É a característica mais importante para a transição da segmentação de mercado, para o marketing one-to-one, ou seja, para a personalização da comunicação com o cliente.
Quantificação – Ao contrário de outros meios de comunicação, como a TV, o rádio ou a imprensa, a internetpermite-nos medir o universo total e não uma amostra, tornando a sua mensurabilidade precisa.
Envolvimento do utilizador – A interacção com o cliente, leva a uma grande modificação nas formas criativas de abordagem do consumidor. A estruturação rígida e sequencial da informação, deve ser substituída por uma estruturação em função dos caminhos e escolhas do utilizador.
Efeito de rede – A elevadaimportância da comunicação entre clientes, sendo eles “Apóstolos” ou “contestatários”, traduz-se no poder de construir, ou destruir, a reputação de muitas marcas e empresas, tornando necessário apoiar uns e neutralizar os outros.

A presença na Internet e as dimensões do espaço virtual

A presença de uma empresa na Net pode ter vários objectivos, sendo estruturada não só de acordo com osmesmos, mas também dos recursos disponíveis e da maturidade da empresa face a este novo espaço.
Existem quatro dimensões do de presença espaço virtual;
Virtual information space – Trata-se de uma presença tradicional, utilizando sites informativos para manter a visibilidade, proporcionar um conhecimento mais profundo do produto e serviços ou fornecer informação técnica ou comercial.
Virtualcommunication space – Consiste numa presença já mais sofisticada, pondo à disposição do cliente sites interactivos, podendo assim recolher informações e opiniões sobre pedidos de serviços, ou motivar o utilizador a estabelecer outras formas de contacto, como os call centers.
Virtual transaction space – Nesta fase mais desenvolvida, a empresa comercializa electronicamente, dando uma imagem deinovação, reduzindo custos e melhorando a qualidade de serviços.
Virtual distribution space – Neste estágio, o canal de distribuição, é exclusivamente a Net. Logicamente, isso só é possível em produtos/serviços intangíveis. Acrescenta-se aos objectivos dos estágios anteriores, o aumento da rapidez da entrega.

O impacto da internet nas estratégias de marketing

Constituição de bases de dados e opermission marketing

Durante anos, empresas com grande maturidade na utilização de técnicas de marketing sofisticadas, acumularam ficheiros de clientes, através do ficheiro central de clientes, ou pelo meio de promoções, concursos, reclamações de clientes, etc., dependendo do sector.
O marketing directo, sempre esteve ligado ao elevado custo da sua utilização, desencorajando assim os...
tracking img