Marketing social e responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARKETING SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

MAFRA
2011

MARKETING SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Projeto apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina Marketig, do Curso de Administração, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Mafra, sob orientação da professora Andréia

MAFRA
2011
SUMÁRIO1.INTRODUÇÃO

As empresas vivem um momento no qual se torna cada vez mais difícil o aumento de participação de suas marcas no mercado, especialmente a fidelização de clientes. Afinal, com tantas opções de produtos e fornecedores, eles foram ficando ainda mais exigentes e conscientes do seu poder, o que faz com que as empresas estejam sempre em busca de um diferencial para conquistá-los e mantê-los.Talvez por isso, o Marketing vem sofrendo grandes transformações nos últimos tempos. Agora, os produtos e serviços que antes eram avaliados pelo seu desempenho e preço, passaram a ser analisados também pela responsabilidade social dos seus fabricantes e fornecedores.
Foi como se tivesse soado um alerta ao redor do mundo, que fez com que as pessoas percebessem que o ato de consumir tem impacto,não só financeiro, na conta de quem compra, como também no meio ambiente e na sociedade. Assim, surgiu uma das mais recentes mudanças no comportamento de consumo. Um consumidor consciente, que deixa de ser "cidadão consumidor" para se tornar um "consumidor cidadão", que avalia o impacto dos seus hábitos sobre a natureza e, conseqüentemente, sobre a sociedade, e passa a optar por empresas eprodutos socialmente responsáveis.
A moda pegou e, atualmente, é cada vez mais comum observar empresas, especialmente as de grande porte, adotando ações e implementando projetos voltados à responsabilidade social e Marketing social, sejam elas visando melhorias na qualidade de vida de uma comunidade ou mudando hábitos, dentro e fora de suas empresas, que garantam a sustentabilidade do planeta.
Açõesestas, que estão a todo o momento levando a sua marca, visando contribuir para a formação de uma imagem corporativa cada vez melhor perante a sociedade. E que, se bem aplicadas, podem se tornar um diferencial em relação às suas concorrentes, criando uma vantagem competitiva para a sua empresa no mercado e garantindo, em longo prazo, um aumento na lucratividade.

1.1 MARKETING SOCIALMarketing Social é a gestão estratégica do processo de mudança social a partir da adoção de novos comportamentos, atitudes e práticas, nos âmbitos individuais e coletivos, orientadas por princípios éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social. O termo é empregado para descrever o uso sistemático dos princípios e métodos do marketing, orientados para promover a aceitação de umacausa ou idéia, que levem um ou mais segmentos populacionais identificados como público-alvo a mudanças comportamentais quanto à forma de sentir, perceber, pensar e agir sobre uma determinada questão, adotando a respeito novos conceitos e atitudes (SHIAVO e FONTES, 1997).
O termo "Marketing Social" foi usado pela primeira vez por Kotler e Zaltman no artigo "Social Marketing: Na Approach to PlannedSocial Change", publicado no Journal of Marketing; no qual os autores o conceituaram como o "processo de criação, implementação e controle de programas implementados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações relativas ao planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing".
Um dos aspectos mais positivos e relevantes dainiciativa privada é quando esta se propõe a auxiliar a sociedade na solução de seus problemas comunitários. Outro destaque é quando os programas são encarados como uma retribuição, uma necessidade de repasse, ao que a comunidade faz pela empresa. Sensível diferença e tênue equilíbrio entre o "dar olhando a quem".  Dessa forma as empresas começaram a se preocupar mais com a ética nas organizações,...
tracking img