Marketing so seculo xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FEMAR - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA
Rua Dom Silvério, 161 - Centro - Mariana - MG - Tel.(31)3558-2673















ARTIGO
MARKETING NO SÉCULO XXI












Marco Antonio Teixeira
7º Período - FAMA
2011 - Mariana-MG


INTRODUÇÃO

Baseado na Semana Integrada de Estudos Acadêmicos da FAMA 2011 e, referentea palestra do Sr. Luiz Augusto Reis Almeida da empresa Unincor com o tema “MARKETING NO SÉCULO XXI “
A finalidade deste trabalhão é demonstrar as atividades de marketing, seus conceitos e ferramentas, também saber sobre as orientações que as empresas mantêm no mercado e como elas e os profissionais de marketing estão reagindo aos novos desafios.
Quando os empresários perceberam que vender porvender já não funcionava muito e que esta não era a melhor maneira de se comercializar seus produtos, sentiram a necessidade do marketing. Com isso se determinou o conceito de marketing no qual o consumidor agora é considerado o rei.
As mudanças ocorridas nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito à tecnologia da informação e comunicação, em especial a internet e por conseqüência aas redes sociais, tem provocado uma gigantesca transformação no marketing.
Anteriormente, a facilidade de encontrar um produto, um bom preço, um produto de qualidade e alguma promoção era suficiente. Porém, na atualidade, as maneiras tradicionais de trabalhar com o Marketing já não atendem mais as necessidades dos consumidores. A própria concorrência obriga que as empresas criem um diferencialcompetitivo, na tentativa de manter o cliente fiel.
O principal é conhecer que já não se pode mais fazer marketing com as técnicas e ferramentas convencionais, é preciso ter criatividade para atrair novos consumidores e manter a fidelização dos existentes.
PALAVRAS-CHAVE: Marketing, fidelidade, 4Ps


DESENVOLVIMENTO

Marketing é toda atividade dirigida para a satisfação das necessidades edesejos do consumidor; tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços. É um processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços.
O marketing possui um papel primordial na gestão de empresas e é o conjunto dos métodos e dos meios que esta organização dispõepara vender seus produtos e serviços.

ORIGEM
Apesar de encontrarmos suas "raízes" ao longo da história da humanidade, na própria inicialização do comércio, o marketing é um campo de estudo novo se comparado com os demais campos do saber.
O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais em administrar a nova realidade oriunda da Revolução Industrial, que causou uma transformação de ummercado de vendedores para um mercado de compradores. Neste estágio o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, com o intuito de maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente.
Tal realidade manteve-se inalteradaaté fins da Segunda Guerra Mundial, quando, então, reagindo ao crescimento da concorrência, comerciantes começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores. Surgiu então a cultura de vender a qualquer preço.
Na maior parte das empresas, o marketing ocupava, há 50 anos, apenas um lugar modesto no organograma, o de um serviço comercial, composto por alguns vendedores e empregadose muitas vezes estava subordinado ao diretor de produção ou diretor administrativo, mas aos poucos, essa função foi-se alargando progressivamente e colocada no mesmo plano das outras direções de produção, financeira e de recursos humanos.
Atualmente, pode-se ver a mesma empresa praticando diferentes filosofias de marketing ao redor do mundo e ver empresas usando filosofias diferentes do...
tracking img