Marketing participativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Participativa
Filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre aspectos da administração das organizações, em maior ou menor escala –(modelos gestão pós-tayloristas)

Profª Lélia Zambrano

Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. Ademir Antonio Ferreira; Ana Carla Fonseca Reis; Maria Isabel Pereira

1

Ed. PioneiraInício: antigüidade – gregos (democracia)
Tomou corpo após a Segunda Guerra Mundial. Ideologia – Marx definiu a mais-valia. Proudhon defendeu a propriedade coletiva gerada pelo trabalho coletivo –sociedade organicamente autônoma. França – autogestion – 1960 Alemanha – Sistema de Representação Partidário nos conselhos de vigilância das grandes empresas de siderurgia e minerais. Método que torna oconjunto do corpo social capaz de exercer sua liberdade a cada instante.

2

A participação dos trabalhadores nos lucros:

1818 – Conde de Laborde já sugeria isto. 1844 – Sociedade de EconomiaPolítica - “se deve pensar da participação nos lucros como meio de evitar greves”. Fayol – vislumbrou que a participação nos lucros poderia representar o acordo entre o capital e o trabalho. Rousseau/ Stuart Mill e Tocqueville são considerados os patronos da corrente democrática que postula a participação nas empresas como uma extensão da democracia política da sociedade civil, incorporando 3valores democráticos no âmbito da empresa.

1

Forças para adoção do modelo:
A democratização das relações sociais; O desenvolvimento de uma consciência de classe trabalhista; A elevação do níveleducacional; A complexidade das empresas modernas; A velocidade vertiginosa de mudanças e, A intensificação das comunicações
4

Destaque: O acirramento da concorrência. Para garantir sua expansão ousobrevivência, as empresas buscam dinamizar suas relações

descobrindo incentivando utilizando suas potencialidades internas.

Força nos anos 70 – EUA. Após declínio da hegemonia econômica,...
tracking img