Ascensao e queda das grandes potencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante a Conferência de Berlim, algumas questões referentes à balança de poder poderiam ser analisados, por exemplo: o Japão apesar do crescimento ainda não era considerado uma potência peloseuropeus, os EUA chegaram a participar mas não foram muito importantes nos principais assuntos do encontro,a Rússia praticamente apenas apoiou a França nas discussões contra a Inglaterra e as principaisdecisões eram tomadas por Londres,Paris e Berlim,mediadas por Bismarck.
A partir daí o crescimento dos Estados Unidos e da Rússia começaram a fazer com que as grandes potências europeias se sentissemameaçadas. Assim começou uma discussão de como deveriam proceder no sentido de manter seu status de grande potência, uns preferiam aumentar seu poderio militar e outros seguiam a teoria de que aqueleEstado que dominasse o poder industrial, da invenção e da ciência seriam capazes de derrotar os outros.
Todos aqueles que pretendiam manter seu status quo começaram a tomar medidas para fortalecer opoder estatal, incluindo poder militar e quando uma ou mais nações começa a aumentar seu poder militar, as tensões aumentam no meio internacional.
Para medir o tamanho desse fortalecimento deve-selevar em consideração principalmente a relação entre população rural e população industrial, o nível de industrialização per capita, produtividade de aço e ferro e secundariamente o tamanho/posiçãogeográfico do país, e sua população.
Analisando o caminho que levou as nações até a guerra, começando pelas recém-chegadas vimos que a Itália era um Estado promissor, porém muito desigual, a indústriacresceu bem mas a disparidade entre norte e sul freava esse crescimento.A Itália tinha diferenças com a França, mas preferiu evitar conflitos na medida do possível,além do que as outras potências nãotinham intenção de entrar em conflito com ela tão cedo.
O Japão sempre foi um país feudal e isolado do resto do planeta, mas isso mudou drasticamente com a Restauração Meiji que foi uma série de...
tracking img