Arte e multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de São Paulo
Centro universitário Maria Antonia
Curso de Especialização em Linguagens da Arte



Arte e Multiculturalismo

Susana de Souza

São Paulo
2011
Universidade de São Paulo
Centro universitário Maria Antonia
Curso de Especialização em Linguagens da Arte

Arte e Multiculturalismo

Monografia apresentada ao Centro Universitário Maria Antonia da Universidadede São Paulo para obtenção de titulo de especialista em Linguagens da Arte.
Linha de pesquisa: Reflexões sobre a prática docente
Orientador: Stela Maris San Martin

São Paulo
2011

RESUMO

Este trabalho visa explanar sobre o que é multiculturalismo e como tem sido trabalhado ao longo dos anos, principalmente nas escolas. É norteado pela visão do multiculturalismo crítico, quecompreende cada individuo como ser singular e a escola como palco de diversidade.
Nessa perspectiva todos que fazem parte do processo pedagógico tem que desenvolver a consciência critica, sempre em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

SUMÁRIO

Resumo Introdução.......................................................................................................................4Capítulo 1 - O que são os temas transversais ................................................................6
1.1Pluralidade Cultural ..........................................................................6
Capítulo 2 – O que é Multiculturalismo ........................................................................8
Capítulo 3 - Como trabalhar os temasMulticulturalismo.............................................12
3.1 Sugestões de atividades ...................................................................15
Considerações Finais .......................................................................................16
Bibliografia ...................................................................................................................18

INTRODUÇÃO
Durante minhaformação no ensino fundamental e médio as aulas que tive de Arte não foram muito interessantes e nem muito desafiadoras, pois trabalhávamos quase sempre os mesmos temas. No ensino fundamental colagens e no ensino médio basicamente desenhos livres e releitura, no entanto, uma de minhas amigas que gostava muito de desenhar e de ir a exposições e eu sempre a acompanhava. A forma como ela se relacionava com aArte me contagiou e me deixou bastante interessada, até que resolvi fazer um curso de desenho e pintura.
Quando terminei o ensino médio, a princípio, não tinha intenção de ser professora, então cursei Psicologia e na intenção de trabalhar arte-terapia com crianças fui estudar Arte para melhorar meu repertório. Logo comecei a dar aulas e fui me aproximando mais de Arte e me afastando dePsicologia.
Trabalhei no Governo do Estado com alunos de 3ª. Série do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, em duas prefeituras e em uma escola particular como professora. Atualmente trabalho na Prefeitura de Jandira como Coordenadora de Arte.
Tento, sempre que possível, participar de cursos de formação para melhorar meu repertório, por isso escolhi fazer o curso de Especialização por sentirnecessidade de aperfeiçoamento e melhor entendimento das linguagens da arte que são exigidas no dia a dia do trabalho.
Durante o curso, vários temas que foram trabalhados me interessaram como: curadoria em museus, teatro, dança, o desenho infantil, Arte e Temas Transversais, em especial Pluralidade Cultural.
No meu trabalho durante esse ano, nós, do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação deJandira, onde trabalho, reelaboramos o currículo da rede e discutimos muito sobre o que deve constar num currículo oficial, e em nossas discussões e visitas às escolas percebemos que os temas transversais estão distantes do dia-a-dia escolar. Notamos que, muitas vezes, os temas transversais se fazem presentes de forma inesperada e intuitiva e sem preparo por parte do professor, pois somente...
tracking img