Marketing olfativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Expressão Gráfica
Projeto 13
Produção Publicitária


Marketing Olfativo

1 Marketing Olfativo

A empresa Biomist, explica em seu site que o Marketing Olfativo faz parte do Marketing Sensorial – estratégia onde a emoção é utilizada para estabelecer um vínculo entre o cliente e a marca.
A empresaanalisa que no Brasil essa estratégia é predominante nos pontos de venda, sendo utilizada quase que unicamente no varejo. Esses ambientes favorecem a interação entre os consumidores e os produtos expostos, pois incluem mais um sentido que aguçará o cliente a perceber os valores que a marca deseja passar. Essa associação de valores através de uma fragrância é resultado do Marketing Olfativo.Defendendo como o cheiro pode impactar nas decisões de compra, a empresa analisa que ele é responsável por incitar certas áreas do cérebro a criar memórias e emoções associadas. Biologicamente, “ao sentir uma fragrância, o olfato envia mensagens instantaneamente para o nosso sistema límbico, a parte do cérebro onde sentimos emoções, luxúria, percepção e imaginação.” Como resultado, o consumidor podeassociar a fragrância à marca. A partir daí pode-se estabelecer um processo que culmine em relação emotiva positiva com o cliente.
Para frisar o potencial poder catalisador de emoção do olfato, a jornalista Katia Simões cita as boas lembranças que certos aromas nos despertam: “cheiro de pão quentinho saído do forno ou de café coado na hora. (...) o perfume da terra molhada e da grama recém-cortada”.Com a inovação tecnológica e a busca constante das empresas pelo diferencial em seu produto, hoje é possível produzir artificialmente esses aromas.
Simões cita Eduardo Caritá, dono da Croma Microencapsulados, fabricante de microcápsulas para aromatização de ambientes e mídias: segundo ele “a comunicação olfativa é possível devolver ao consumidor cheiros que ele deixou de sentir, seja por causada poluição ambiental ou da adoção de embalagens a vácuo”. Ainda defendendo o uso dessa ferramenta Caritá afirma que o repertório olfativo permanece na memória das pessoas mais tempo que o visual: “A imagem fixa-se por alguns meses; o cheiro, por anos. E se apresentar algum envolvimento emocional, pelo resto da vida”.

2 Histórico

Segundo Simões, o Marketing Olfativo surgiu na década de 70 noscassinos de Las Vegas, ele era usado para segurar os apostadores nas mesas de jogos. No Brasil, o conceito apareceu por volta dos anos 90, quando alguns supermercados utilizaram a aromatização para atrair os consumidores para determinada área ou produto. Após, surgiram as feiras e exposições e, há não mais de seis anos houve uma procura maior no setor do varejo e de promoção de eventos.

3Aplicações

A Biomest descreve as três aplicações do Marketing Olfativo:

3.1 Marketing Olfativo no Varejo

A aromatização de um ponto de venda é feita para tornar o ambiente mais agradável e estimular o cliente a permanecer no lugar, o instigando ao consumo. Para estabelecer no cliente uma lembrança positiva em relação à marca, a fragrância deve estar em harmonia com os outros elementos quecompõem a atmosfera do ponto de venda: “ambientação, elementos visuais, sonoros e táteis”.
Regina Devecchi, citando Parente, Kny, Hawkins e Mothersbaugh, explica a atmosfera de um varejo:
“(...) é considerada como um conjunto de recursos que abrangem desde a apresentação externa da loja, layout, forma de exposição dos produtos, até seus preços e pessoal de atendimento, isto é, um conjunto detodos os elementos que podem ser controlados com o objetivo de influenciar as reações afetivas, comportamentais, cognitivas e físicas dos indivíduos, sendo descrita em termos sensoriais através dos cinco sentidos humanos.”

3.2 Marketing Olfativo em Campanhas e Eventos

Pode ser aplicado desde anúncios com fragrâncias em revistas até “peças publicitárias em comunicações dirigidas à dispersão de...
tracking img