Marketing no brasi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os precursores. O nascimento da disciplina de Marketing no Brasil confunde-se com a própria história da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Essa história começa em 1954, quando a Fundação GetulioVargas firmou um convênio de cooperação com a Michigan State University, que resultou na vinda de uma equipe de professores daquela instituição para o Brasil. Entre eles, estava oprimeiro professor de Marketing da escola e do próprio país, Olé Johnson. Com o passar do tempo, outros professores norte-americanos vieram para o Brasil, com o intuito de contribuir com a formação de um corpo local de professores de Marketing. Entre eles, Dole Anderson, Donald Taylor e Leo Erickson. Anderson foi um dos responsáveis pela criação do Centro de Pesquisa e Publicações da EAESP, quegerou, além da RAE, o primeiro livro-texto de Marketing brasileiro:Administração Mercadológica: Princípios e Métodos. Os desafios desses precursores não foram poucos. Eles foram os responsáveis pela tradução, para a realidade local,de conceitos clássicos da área,os quais já eram praticados nos Estados Unidos. Para os professores de vanguardada EAESP– Affonso Arantes, Bruno Guerreiro, Gustavode Sá e Silva, Orlando Figueiredo, Polia Lerner Hamburger e Raimar Richers -,o marketing era um conjunto integrado de funções. Richers desenvolveu um modelo que relacionava a posição de marketing dentro da empresa com seu ambiente, resultando no conceito dos“4As” – análise, adaptação, ativação e avaliação –, um complemento do tradicional conceito de marketing.

MARKETING é o estudo do mercado.É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços( FRAGA, Robson, 2006).

MARKETING é a capacidade de identificar por meio de estudos científicos do mercado as necessidades e oportunidadesde produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais.( JAQUES, Leonardo, 2009).

MARKETING NO BRASIL

No Brasil, a evolução do Marketing pode ser visualizada através de cinco períodos. Segue breve comentários de cada um deles.

No primeiro período( 1950-1960). a orientação évoltada fundamentalmente para as vendas. A economia brasileira apresenta-se bastante acelerada em termos de industrialização. Porém, o mercado ainda é incipiente. Embora algumas empresas pratiquem o Marketing, o enfoque de vendas ainda sobrevive. Outro ponto importante na década de 50 é que o Marketing passa a ser ensinado oficialmente nas universidades brasileiras.

No segundo período(1960-1970), omarketing passa por um momento de crescimento e começa a ser praticado de forma integrada. Nesse omento, ele atinge um grau elevado de sistematização, com ênfase para o planejamento de produtos. A concorrência ainda é pequena e as grandes empresas só têm a ganhar. No cenário político, alguns acontecimentos, que a priori assustam os empresários, acabam em seguida favorecendo o progresso econômico,consequentemente, o próprio marketing. São eles: A renúncia do Presidente Jânio Quadros, com a ascensão de João Goulart, e o golpe de 1964.

A chegada de Empresas no Brasil e a expansão da classe média urbana, que iria absorver todos os bens produzidos, contribuíram decisivamente para a aplicação efetiva dos conceitos do Marketing de forma bastante consciente. Outros fatos importantes dessaépoca foram: a criação dos Shopping- centers; o crescimento e a profissionalização da propaganda da propaganda; e o desenvolvimento da promoção de vendas.

No terceiro período(1970-1980), devido à modernização da indústria, há um avanço também no marketing, surgindo assim o marketing de produtos industriais. Nesse período, as empresas ainda como preocupação fundamental a operacionalização da...
tracking img