Marketing interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Interno
Com o crescimento da informação através da internet e a globalização, as empresas começaram a entender que para se destacar no mercado cada vez mais competitivo não adiantava só investir nas áreas de comunicação em si, era preciso apostar em seus antes funcionários, agora considerados colaboradores. O mercado percebeu que os funcionários leais e detentores de know how eram osdiferenciais para atingir metas, zelar pela marca, e agregar mais qualidade nos processos. Dai surgiu a denominação marketing interno, que em outras palavras é a mesma coisa que tratar seus funcionários como seu cliente interno.
As organizações têm que se preocupar em oferecer um ambiente interno mais motivador, com alto astral, com intuito de atrair e manter talentos. Os clientes estão cada vezmais exigentes, eles não querem só o produto em si, e sim atendimento diferenciado, solução para todos os problemas, enfim todo o processo desde a aquisição até o pós-venda.
No marketing interno existem ferramentas primordiais para se usar, dentre elas estão o empowerment, business-to-employee (B2E ) e intranet, indispensáveis para que o funcionário pense que é um consumidor de seu emprego, e oemprego o produto. As competências adquiridas no setor de serviços vão muito além do conhecimento técnico, é preciso coragem e discernimento para assumir riscos e aceitar responsabilidades.
Satisfação conceito
Para se atingir a satisfação é preciso que não haja erro em nenhum dos processos, e ainda atingir todas as expectativas do individuo, para que se chegue a esse estágio, as empresas precisamchegar a uma excelência em que todos os funcionários estejam em sintonia com a organização para que a mesma se torne diferenciada e com sua própria personalidade. A cultura de marketing é feita dia-a-dia com seu cliente, analisando todos os pontos fortes e fracos sempre de maneira clara e honesta, para que se perceba a qualidade dos produtos e serviços a oferecer.
A cultura da qualidade
Um dospilares da organização é cultura da qualidade, onde não adianta fazer o trabalho certinho, mais sim buscar a perfeição, para que não caia no ócio, pensando dessa maneira sempre haverá inovação e busca pela excelência.
Então como desenvolver essa cultura?
Busca da perfeição, divulgar essa crença dentro da organização, recompensa para os colaboradores pelo desempenho perfeito, buscar oaprimoramento, incentivar o empowerment, estar em sintonia com o consumidor, conhecendo-o a fundo.
O papel das lideranças
O marketing interno deve fazer parte da gestão estratégica da empresa, para que a haja sucesso, deve começar pelo topo da organização. Os lideres de marketing e RH assumem o papel de facilitadores e multiplicadores de informações onde seu principal objetivo é transformar seusfuncionários em profissionais de marketing, fornecendo a eles todas as ferramentas necessárias para atender as demandas do consumidor. Com isso o colaborador se sente mais importante para a empresa.
Empowerment
As empresas de sucesso descobriram essa nova palavra, que significa dar poder, dar autonomia aos funcionários para que eles mesmo diagnostiquem, analisem e proponham soluções para os problemas daempresa.
A velocidade crescente das mudanças e a concorrência obrigaram as empresas a seguir a máxima, fazer mais com menos, neste contexto surgiram ferramentas gerenciais as quais diferem do empowerment, pois essas ferramentas estão nas mãos mais da diretoria, onde há vários níveis hierárquicos, já no segundo o funcionário motivado assume a agir por conta própria porque será recompensado.
Oempowerment traz benefícios e riscos eis alguns deles:
Benefícios: Redução de custos, por causa dos baixos erros, Satisfação psicológica, total liberdade para o funcionário produzir, Agilidade de resposta ao cliente, menos burocracia, Compartilhamento de conhecimento, Comunicação aberta.
Riscos: Metas erradas e obscuras, funcionário faz certo na direção errada, avaliações injustas e mal...
tracking img