Marketing interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing em Recursos Humanos
3º Ano – 1º Semestre

Marketing Interno


“O sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade de marketing”. ( Kotler 2006, p.02)

“As empresas sujeitas a maior risco são aquelas que não conseguem monitorar seus clientes e concorrentes com cuidado e aperfeiçoar sempre suas ofertas de valor” (KOTLER, 2006, p. 03).

“Dizer que a empresa deve atrair emanter clientes leva-a a enfrentar a necessidade de descobrir o que realmente as pessoas desejam e valorizam e, depois, a atender a esses desejos e valores”. ( Levitt 1990, p. 28)

“O marketing consiste na tomada de acções que provoquem a reacção desejada de um público-alvo. Para realizar trocas bem-sucedidas, os profissionais de marketing analisam aquilo que cada uma das partes espera datransacção” (KOTLER, 2006, p. 05 e 06).

“Os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações e ideias”. (Kotler 2006, p. 06)

“Em razão dos mercados tornarem-se tão competitivos, entender os consumidores deixou de ser o suficiente. O resultado é que as empresas devem começar a prestar mais atenção a seusconcorrentes, (...)”.(Kotler 1998, p. 208),

“Uma empresa para ser competitiva não deve apostar em uma única vantagem, pois pode se tornar rapidamente vulnerável. É preciso criar e manter vantagens competitivas duráveis”. Porter (apud COBRA, 2006, p. 316).

“Marketing é meramente uma forma civilizada de guerra, em que a maioria das batalhas é vencida com palavras, idéias e pensamento disciplinado”Emery (apud KOTLER, 1998, p. 207).

Índice
Resumo 4
Abstract 5
Introdução 6
1. Marketing Interno como Modelo Conceptual de Abordagem 7
1.1. Conceito de Marketing Interno 7
1.2. A abordagem de Gestão de Recursos Humanos 8
1.3. Aplicação dos conceitos de Marketing á Gestão de Pessoas 11
1.4. Implementação de uma filosofia de Marketing Interno 14
2. Modelo de Marketing Integrado 16
3. Aacção do Gestor no Marketing Interno 17
4. Como motivar Marketing Interno? 18
Conclusão 20
Bibliografia 21

Resumo

O Marketing Interno pressupõe uma nova abordagem ao conceito de Marketing, deixando de ser apenas encarado como uma relação comprador – vendedor para se tornar numa abordagem mais abrangente, virando-se também para o seu interior, permitindo que todos os colaboradores se sintammais integrados na estrutura organizacional. O relacionamento dos colaboradores com o mercado é um dos factores essenciais para que as empresas conquistem e fidelizem os seus clientes. Atrair e retê-los é um dos objectivos fundamentais da gestão dos recursos humanos. É importante convencer os trabalhadores da necessidade de uma gestão que consiga a mais alta qualidade e “vender-lhes” essa ideia,recorrendo ao marketing e não às técnicas tradicionais de gestão. Ou seja, gerir o factor humano como um mercado aplicando um marketing específico: o Marketing Interno.

Palavras-chave: Marketing Interno, Recursos Humanos

Abstract

The Internal Marketing requires a new approach to the concept of marketing, no longer just seen as a relationship buyer - seller to become a more comprehensiveapproach, turning also to the inside, allowing all employees to feel more integrated into organizational structure. The relationship of employees with the market is one of the key factors for companies to attain and increase customer loyalty. Attracting and retaining them is a fundamental objective of human resource management. It is important to convince the workers of the need for management to getthe highest quality and "selling them" this idea, using the marketing and not the traditional management techniques. That is, managing the human factor as a market by applying a specific marketing: Internal Marketing.

Keys-Words: Human Resource, Internal Marketing

Introdução

No desenvolvimento deste tema – Marketing Interno – o próprio será abordado como um instrumento cada vez mais...
tracking img