Marketing esportivo do banco do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 – HISTÓRICO DO ESPORTE

1.1 –
1.2 –
1.3 –

CAPÍTULO 2 – CARACTERÍSTICAS

2.1-
2.2-
2.3-

CAPÍTULO 3 – ESTUDO DE CASO
3.1- O desenvolvimento das estratégias de marketing do Banco do Brasil
3.2- O marketing esportivo e o incentivo ao tênis pelo BB

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

ANEXO

3 – ESTUDO DE CASO

Neste capítulo foi realizado umestudo de caso sobre o Banco do Brasil, que foi a primeira instituição financeira brasileira do país. Vamos as inúmeras estratégias de marketing adotadas pela empresa ao longo dos anos. O estudo aborda a conexão existente entre o marketing e os esportes e também as peculiaridades de cada atleta e os seus respectivos esportes coletivos ou individuais. Retrata os objetivos da empresa em tentaralcançar o máximo de divulgação através do incentivo aos esportes, principalmente focando no tênis que não é um esporte tão popular no Brasil.


3.1- O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DO BANCO DO BRASIL

O investimento do BB em marketing esportivo passou a ser visualizado em 1991, quando passou a patrocinar a World League (Campeonato da Liga Mundial de Vôlei), com jogos no Brasil,Holanda, França e Itália. No mesmo ano, os responsáveis pelo marketing percebem a ascensão do vôlei de praia e decidiram incentivar o esporte no país. Na época foi criado o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia com 5 etapas. O vôlei com o passar do tempo foi crescendo de produção, conquistando vários títulos e medalhas.
Os resultados alcançados comprovam a importância da parceria com osesportes. No vôlei de quadra, com as seleções adultas, foram alcançados títulos em 98 competições disputadas entre 1991 e 2006, foram 76 pódios, 51 deles com o primeiro lugar. Os títulos que deram maior destaque ao esporte, foram os conquistados nas olímpiadas, em 1992 e 2004. E logo em seguida, os campeonats mundiais, em 2002 e 2006, o hexacampeonato da Liga Mundial (masculino) e o hexacampeonato doGrand Prix (feminino).
No primeiro ano de Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia foram disputadas apenas cinco etapas no masculino. Já no próximo ano, foi criada a modalidade feminina e a competição ganhou 16 etapas ao todo. Os brasileiros deixaram de ser mais um atleta nas competições internacionais e passaram a ser protagonistas de disputas de primeira linha. Hoje emdia, é o maior torneio nacional de vôlei de praia no mundo. No feminino são 12 títulos do Circuito Mundial e cinco medalhas olímpicas. No masculino são 12 títulos do Circuito Mundial e duas medalhas olímpicas. Em Atenas, as duplas patrocinadas pelo BB Adriana Behar e Shelda, Ricardo e Emanuel conquistaram as medalhas de prata e ouro.
No âmbito institucional, a iniciativa começou depois que foipercebida a necessidade de rejuvenescer a base de clientes do Banco e aumentar o reconhecimento da marca. O esporte agrega à marca BB valores como jovialidade, brasilidade, competitividade modernidade e dinamismo. É importante lembrar que Banco do Brasil é Top of Mind no setor bancário há 16 anos, ou seja, desde que o prêmio foi criado ele sempre é um dos destaques. O intuito é reforçar a imagem e amarca da empresa por meio de ações de marketing esportivo e marketing por meio do esporte. Os investimentos são nos seguintes projetos:
- Vôlei de Quadra - patrocínio às seleções brasileiras masculina e feminina, nas categorias adulta, juvenil e infanto-juvenil;
- Vôlei de Praia – patrocínio ao Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia e aos principais atletas (Ricardo e Emanuel; Adriana Behare Shelda, Renata e Talita e Marcelo Negrão), além de incentivar que empresas coligadas ao Banco também patrocinem duplas de vôlei de praia;
- Tênis – patrocínio ao Brasil Open de Tênis, único evento realizado no país do calendário da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e um dos maiores eventos de relacionamento da América Latina;
- Iatismo – patrocínio ao Robert Scheidt e seu...
tracking img