Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS - FESGO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.












Marketing Cultural e Esportivo.










Ananias Freitas Silva Neto

Angélica Gomes Bessa

Cleves Lopes da Silva

Marcia de Melo Braz

Maria Cleonice dos Santos

Rosicléia Boaventura

Washington Cesar Godoi



Goiânia, 2011

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS - FESGO
CURSO DEADMINISTRAÇÃO.












Marketing Cultural e Esportivo.






Atividade estruturada de pesquisa apresentado como requisito parcial à disciplina de Tópicos Emergentes em Marketing, do curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá de Goiás.


Professor orientador: Iris Brandão.




Goiânia, 2011.Resumo.


O trabalho apresenta um panorama histórico do marketing, seu surgimento até a atualidade, enfatizando suas transformações e um conceito moderno de marketing. Em especial abordaremos o marketing esportivo e cultural que deve ser visto pelas organizações como uma ferramenta utilizada para atender os desejos e necessidades do mercado e gerar lucros para o patrocinador, para o patrocinado epara os consumidores. O retorno que esse tipo de estratégia oferece é maior que os investimentos, pois ele ganha visibilidade em outros meios de comunicação que passa a divulgar a marca gratuitamente.

No Brasil, o crescimento do marketing cultural e esportivo nos últimos anos tem crescido graças às ações mercadológicas voltadas para o esporte e a cultura advindo do fato destes promoveremdeterminado produto e/ ou serviço de forma implícita ao consumidor, tornando parte do ambiente e não roubando a cena do foco principal, que é o evento cultural e esportivo em si. Pois é uma característica de merchandising que só é possível porque a cultura e o esporte envolvem uma serie de modalidades que permitem a utilização de diferentes estratégias e táticas, onde são considerados o local dacompetição, os uniformes dos atletas, o posicionamento dos equipamentos, o local destinado ao público e os demais personagens coadjuvantes que participam daquele evento seja cultura ou esportivo. Para as empresas o esporte promove rejuvenescimento, dinamismo e simpatia, conseguindo oferecer uma comunicação rápida e direta com seu público-alvo, uma vez que facilita a segmentação de mercado e aregionalização da mídia.



sumario







Introdução.



O marketing surgiu da necessidade das organizações em buscar um instrumento que pudesse facilitar o processo de trocas entre indivíduos e organizações, visto que o marketing tem sua base do conceito de trocas. As organizações, os indivíduos, os processos produtivos, as formas de comercializar etc., sofreram váriastransformações ao longo da historia, pois na era da produção, o cliente era visto como um chato, que importunava a empresa, o conceito era que um bom produto vendia por si só, porém o tempo mostrou que esse pensamento estava errado, nesse período houve escassez de produtos o que fez com que as empresas melhorassem seus processos produtivos gerando uma oferta maior que a demanda, abrindo caminhopara a era das vendas em que é necessário vender os excedentes da produção, a ordem era vender a qualquer custo, com isso as empresas passaram a ter atividades relacionadas a estratégias de vendas, surgindo à necessidade de especialização nessa área, buscando novas formas de comercialização, abrindo caminho para a era do marketing, que tem seu inicio nos anos 50 até os dias atuais, tendo como metasatisfazer os desejos e necessidades dos consumidores.
American Marketing Association define o marketing como: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”. Hoje o marketing engloba todas as áreas da empresa,...
tracking img