Marketing de relacionamento nas micro e pequenas empresas varejistas no setor de vestuário da cidade de franca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO

As micro e pequenas empresas têm procurado alternativas estratégicas para enfrentar a concorrência, pois os grandes grupos varejistas tanto nacionais quanto internacionais estão em amplo processo de expansão.
Com a chegada da globalização surgiram muitas oportunidades e vantagens para os mercados, mas também novas ameaças. As novas tecnologias facilitaram a ligação entre asempresas em torno do mundo e a partir disso criou-se um novo ambiente competitivo.
Atualmente, há muita informação e variedade no mercado, o que possibilita às pessoas a terem escolhas e a optarem por bens e serviços que as satisfaçam realmente.
Os consumidores estão, a cada dia, descobrindo e inserindo novos produtos em suas vidas. Realizar suas necessidades ou fornecer produtos e serviçoscontinuamente melhorados, a preços competitivos, não é mais o suficiente. Hoje, o objetivo do marketing é principalmente realizar desejos.
Entretanto, para que esses desejos e necessidades sejam identificados antes mesmo que os clientes os percebam, a empresa precisa criar relacionamentos de confiança e prestar atenção em dados relacionados aos seus clientes, acompanhando a evolução do mercadosimultaneamente.
Através dessas estratégias, na busca de diferenciais, as micro e pequenas empresas personalizam seu atendimento, conhecem seus clientes e atentam às particularidades de cada um deles. Porém, as mesmas desconhecem o fato de que estão executando o “marketing de relacionamento”. Isso dificulta o desenvolvimento de um planejamento e, consequentemente, a percepção das vantagens que a fidelizaçãode clientes traz a essas empresas.
Faz-se necessário verificar se as organizações de menor porte sabem lidar com seus mercados, entendem o que seus clientes procuram e estão conscientes da necessidade de conquistar e manter relações firmes com os mesmos, uma vez que isto é essencial para a sobrevivência das empresas no mundo contemporâneo.
Esta pesquisa tem grande importância, pois aborda asdificuldades enfrentadas pelas micro e pequenas empresas em relação à satisfação das necessidades do cliente e à concretização de uma relação a longo prazo. Oferecendo conhecimento para que possam elaborar um plano de marketing de relacionamento dimensionado às suas necessidades e características.
Para desenvolver este trabalho, foram realizadas pesquisas em livros de autores conceituados eendereços eletrônicos que abordam sobre o assunto estudado.

1 MARKETING

2.1 HISTÓRICO
Marketing é uma expressão anglo-saxônica que deriva do latim mercare(http://dataspacece.blogspot.com.br/2009/10/qual-origem-do-marketing.html).Em português pode-se traduzir para comercialização ou mercadologia. Entretanto nenhuma palavra da língua portuguesa consegue explicitar o marketing com umaexpressão dinâmica, nem mesmo com a viveza no qual ele é associado por todos que se dedicam a estudá-lo, entende-lo e principalmente praticá-lo. Segundo Gracioso (1997, p.15) “se é verdade que o uso faz a língua, o melhor mesmo será considerar o marketing como um neologismo a mais e com ele enriquecermos nossa língua”.
Até meados do século XIX, as empresas eram voltadas somente para a produção, naépoca artesanal. O foco principal era produzir. O que era produzido era vendido, não era necessário usar de nenhum artifício para buscar o cliente, ele vinha até a empresa, pois o contexto socioeconômico da época ainda não conhecia o significado de concorrência. Com a Revolução Industrial surgiu um novo acontecimento: a concorrência. A partir de então se fez necessário buscar estratégias queauxiliassem as empresas nessa nova realidade.
Foi no século XX que o marketing surgiu no contexto econômico, criando perspectivas ao mercado em razão do salto no desenvolvimento mercadológico com a chegada da Revolução Industrial.
Estudos sobre o que exatamente seria o marketing e seus princípios eram poucos. De acordo com o site Portal do Marketing Walter Scott defendeu seu trabalho sobre Aplicação...
tracking img