Resenha.a essencia da constituição

1247 palavras 5 páginas
RESENHA

“A Essência da Constituição”

São Paulo

2003

RESENHA

LASSALLE, Ferdinand. A Essência da Constituição. 6.ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2001.

Este trabalho refere-se a uma resenha do livro intitulado “Essência da Constituição”, escrito por Ferdinand Lassalle, nascido em Breslau, em 11 de abril de 1825 e falecido em 31 de agosto de 1864. Conhecido por ser um advogado socialista alemão, persistente, ativo propagandista e árduo militante político e sindical, foi economista, agitador e grande orador, ligando-se aos jovens hegelianos. Foi amigo de Marx e de Proudhon.

Lassalle, contudo, não adotou o “socialismo científico“ de Marx. Teve participação ativa na Revolução de 1848 em Düsseldorf, tendo sido preso. Partidário da unificação alemã e do sufrágio universal.

Em 1863, formou o Allgemeiner Deutscher Arbeiterverein [Associação Geral dos Trabalhadores Alemães], o primeiro partido trabalhista alemão, depois transformado no Partido Social Democrata.

Defendia a colaboração com o governo para a implementação de medidas socialistas, tendo colaborado com o chanceler prussiano, Otto von Bismarck, que, como Lassalle, não apreciava o lassez-faire. Advogava o estabelecimento de cooperativas de trabalhadores, não por utopismo, mas para obtenção dos lucros que lhes eram negados.

Realizou vários trabalhos importantes, tanto filosóficos como jurídicos, dentre eles: “A Filosofia de Heráclito” (1858), “O Legado de Fichte” (1860) e “Sistema dos Direitos Adquiridos” (1861).

Este livro foi dividido em três capítulos. O primeiro diz respeito sobre a Constituição, suas características. O segundo capítulo comenta sobre a História Constitucionalista e o terceiro e último capítulo indaga sobre a Constituição Escrita e a Constituição Real.

Esta obra

Relacionados