Marketing de guerrilha no esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MARKETING DE GUERRILHA COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE ESPORTES[1]

Resumo

O Marketing é uma ferramenta administrativa que estuda o mercado e suas oportunidades. Busca a satisfação do cliente e resultados financeiros para a empresa. O Marketing de Guerrilha é uma modalidade do Marketing que utiliza de pouco recurso financeiro para causar impacto e destacar a empresa no mercado. OMarketing Esportivo é utilizado para promover esportes e eventos ligados a ele, visando recrutar, fidelizar e tornar o esporte em um produto a ser consumido. Este estudo tem a função de esclarecer o uso do Marketing de Guerrilha dentro do esporte e mostrar se sua utilização leva ao interesse das pessoas as modalidades esportivas. Os métodos utilizados nessa pesquisa são referências bibliográficas,cases e profissionais da área de Marketing.

Palavras – chave: Marketing, Marketing de Guerrilha, Marketing Esportivo.





Introdução

O Marketing é uma ferramenta dividida em várias modalidades, utilizada para divulgar um produto, serviço ou ideia, a partir da necessidade do consumidor, com a finalidade de persuadi-lo e lembrá-lo sobre os produtos e marcas que a empresa comercializa.O Marketing de Guerrilha surgiu com a necessidade de pequenas empresas competirem no mercado sem muito recurso para investir em comunicação, seu foco é poupar investimento e, mesmo assim, gerar impacto em sua ação tornando a divulgação (de uma empresa, produto ou serviço) eficaz.

O Marketing Esportivo utiliza todas as ferramentas do Marketing para propagar e divulgar novos esportes, marcase atletas, assim como para recrutar e fidelizar torcedores. Fazendo com que os mesmos sejam, além de fãs do esporte, consumidores deste.

Neste trabalho, pretende-se investigar a eficácia do Marketing de Guerrilha na divulgação do esporte, e se suas ações levam o público a se interessar por eventos esportivos. Acreditamos que o Marketing de Guerrilha é uma boa ferramenta para a divulgação doesporte, porque essa modalidade do Marketing é dinâmica, assim como possíveis “consumidores” do esporte. Os métodos adotados para essa pesquisa são cases de Marketing no esporte, opinião de profissionais da área e referências bibliográficas de autores especialistas no assunto.




1. Marketing

Quando se fala em Marketing muitos o relacionam como sendo apenas vendas e propaganda. Issonão é de se espantar já que devido à quantidade de informação que recebemos por dia essa relação aconteça (KOTLER, 2007, pág.04). Vendas e propaganda fazem parte do marketing sim, mas ele é muito mais amplo do que isso, envolve a criação de conceitos, de novos produtos, de seu preço, de sua distribuição e de sua divulgação. Para a American Marketing Association (2005, pág. 4):“Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (pricing), a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”

Ele está em toda parte, formal ou informalmente, muitas vezes o sucesso de uma corporação não depende apenas de seus lucros, mas sim de como ele se relaciona com seusclientes e de como ela conhece seus desejos, para KOTLER o marketing “envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais” (2005, pág.04).

O Marketing visa suprir as necessidades individuais através da satisfação de clientes com a distribuição de benefício “é conhecer o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho” (KOTLER, 2005,pág.04).



1. Principais Ferramentas do Marketing

1.1.1 Marketing Viral

De acordo com CAVALLINI, “Marketing Viral pode ser descrito como qualquer estratégia que encoraje as pessoas a passar uma mensagem para outras pessoas” (2008, p.31), é quando uma pessoa vê algo que lhe interessa e isso lhe provoque a vontade de passar adiante o que ela viu a familiares, amigos, etc....
tracking img