Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO

TEXTO

Acontecimentos que marcaram e caracterizaram o século XIX entre 1800 a 1848 e l848 a 1900.
A primeira metade do século foi caracterizou-se pela expansão do capitalismo nos paises industrializados. A segunda metade do século defrontou-se com um novo momento de desenvolvimento do capitalismo: com a expansão do sistema em nível mundial, com a segunda fase de expansão daindústria nos paises industrializados e com a formação de um sistema capitalista internacional.

Karl Marx: a vida, as influências, a amizade com Engls e suas obras.
Karl Marx nasceu em 1818, em Trier (Treves), na Renania, cidade que fazia parte da Prusia. Marx teve contato com a filosofia de Hegel, esta filosofia se dividia em dois grupos: hegelianos de direita e os hegelianos de esquerda.Marx participava dos debates defendendo os pensamentos da esquerda hegeliana. Marx teve uma carreira profissional que pode ter um contato com mais direto com problemas sociais e políticos de sua época. A vida de Marx não foi marcada apenas por um intenso trabalho intelectual. Ele sempre esteve presente na cena política, participando da organização e das reivindicações das classes trabalhadoras,colaborando de uma maneira ou outra nos principais acontecimentos do período. Não é possível falar de Marx, ou de seu trabalho, sem destacar o papel fundamental que Engels desempenhou na sua vida. Engels foi o grande interlocutor de Marx; foi colaborador, foi co-autor em varias obras, foi editor foi companheiro de lutas políticas, foi amigo. Das obras de Marx destacam-se: Manuscritoseconômicos-filosóficos (1844), Miséria da filosofia (1847), A ideologia Alemã (1848), Manifesto Comunista (1848), O Dezoito Brumário de Luis Bonaparte (1852), Esboços dos Fundamentos da Critica da Economia Política (1857/58), Para a critica da economia política (1859) e O Capital (Livro I publicado em 1867, Livro II e III publicados, respectivamente, 1855 e 1894, com edição de Engels, a partir de esboços deixados porMarx).

Contribuição de Karl Marx para o pensamento social: a análise histórica da produção econômica.
Poder-se-ia afirmar que a analise do capitalismo, das leis que constituem e regem e que, em seu desenvolvimento, levarão a sua superação se encontra o cerne do trabalho e da contribuição de Marx. Vale notar que todos esses textos compõem uma unidade, já que, para Marx, a compreensão dasociedade devia basear-se na compreensão de suas relações econômicas, mas não se esgotava ai: a compreensão real da sociedade implicava, também, o entendimento das suas relações históricas, políticas e ideológicas. Na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade, relações de produção estas que correspondem a uma etapa determinadade desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. A totalidade dessas relações de produção forma a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se levanta uma superestrutura jurídica e política, e a qual correspondem formas sociais determinadas de consciência. O modo de produção da vida material condiciona o processo em geral de vida social, política e espiritual. Não é aconsciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrario, é o seu ser social que determina sua consciência.

Antropologia de Marx: o processo de diferenciação do homem da natureza através da produção e do trabalho.
A concepção materialista de Marx carrega em sua base uma concepção de natureza e da relação do homem com essa natureza, porque depende da natureza, da sua transformação, parasobreviver. Por outro lado, o homem não se confunde com a natureza, o homem diferencia-se da natureza, já que usa a natureza transformando-a conscientemente segundo suas necessidades e, nesse processo, faz-se homem. A respeito da relação homem-natureza, Marx afirma: A vida genérica, tanto no homem, como no animal, consiste fisicamente, em primeiro lugar.

Constituição do ser social: a produção...
tracking img