Marcha para o oeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU-UVA
DANIEL DIAS
DINELSON SANTOS
EDGLEUMA ALMEIDA

ESTADO NOVO E OCUPAÇÃO DA AMAZONIA: MARCHA PARA OESTE

SANTANA
2012

DANIEL DIAS
DINELSON SANTOS
EDGLEUMA ALMEIDAESTADO NOVO E OCUPAÇÃO DA AMAZONIA: MARCHA PARA OESTE

Artigo apresentado como requisito avaliativo a disciplina Historia da Amazônia, no curso de Licenciatura Plena em História, sob orientaçãodo Professor Rosivaldo da silva Gomes da Universidade Vale do Acaraú-UVA.



SANTANA
2012

ESTADO NOVO E OCUPAÇÃO DA AMAZONIA: MARCHA PARA OESTE

Problemática: No que diz respeito àAmazônia, a definição das ultimas fronteiras, foi fundamental no processo de constituição como parte do território brasileiro. Com essa nova definição a prioridade era outra, o território precisava serocupado, organizado e integrado.
A politica do governo era promover a ocupação dos vazios demográficos por meio da absorção de excedentes populacionais que faziam pressão no centrosul do país. Essa ocupação visava também ser uma primeira etapa preliminar a ocupação da Amazônia. Mas com a migração surge o esvaziamento do nordeste empobrecendo ainda mais a região para fornecertrabalhadores de baixo custo.

Objetivos

Geral- O objetivo era promover a queda do desequilíbrio regional, promovendo uma politica demográfica com o incentivo a migração, e com isso tentando diminuir odesequilíbrio entre as regiões do pais, promovendo a ocupação dos espaços vazios na Amazônia.

Especifico- Identificar a importância estratégica da geopolítica na Amazônia;-Identificar como a ocupação teve importância para o progresso do oeste brasileiro;
-Investigar porque a marcha para o oeste provocou o esvaziamento do nordeste brasileiro.
Hipótese:Nesse projeto parte-se da hipótese de que a marcha para o oeste concretizou a sua criação, foram fundadas 43 vilas e cidades, construíram-se 19 campos de pouso, contatou mais de 5 mil índios e...
tracking img