Marcap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA MERCADOLÓGICA
















SUMÁRIO



1. Introdução 3

2. Problema Erro! Indicador não definido.

3. Justificativa 3

4. Objetivos 8

4.1 Objetivo Geral 8

4.2 Objetivos Específicos 8

5. Metodologia 9

5.1 Amostra 9

5.2 Público Alvo 10

5.3 Coleta de Dados 10

6. Cronograma 14




1. INTRODUÇÃO





A questão dosresíduos nunca foi tratada com a devida atenção. Cientificamente, nunca foram pesquisadas metodologias de redução e destinação de resíduos sólidos. Esta situação acabou criando situações de passivo ambiental acumulado de muitos anos, sem haver um correto entendimento por parte dos pesquisadores e da sociedade de que o resíduo faz parte da atividade humana e precisa ser corretamente descartado.Por este motivo, hoje sabemos que a contaminação do solo e do meio ambiente pelos resíduos sólidos é somente a ponta de um “ICEBERG”.

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezesnão renováveis e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano.

O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água.

Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas dasgrandes cidades.

Em alguns Países da Europa são aplicados multas para o cidadão que não faz a triagem em casa separando papéis, latas, plásticos e vidros ou por não cumprir exigências de periodicidade de coleta.





A proposta deste trabalho é apresentar, por meio de pesquisa mercadológica, o quanto o este assunto, Reciclagem, é importante para a sociedade e principalmente parao meio ambiente, pois há grande oferta que no mercado de produtos recicláveis porém com pouca demanda de mercado, o grupo se propõe a investigar as causas que geram este quadro entre os consumidores.

O estudo foi aplicado na empresa EMBAPEL é uma empresa que desde 1985 desempenha um importante papel, de cunho social, voltado ao meio ambiente. Está posicionada estrategicamente nacadeia produtiva da reciclagem, facilitando a ligação entre os resíduos recicláveis e as indústrias que os reciclam atuante na produção de sabão por meio de processos de reciclagem.

Sabão, ração animal e biodiesel são alguns dos produtos gerados a partir da reciclagem de óleo de cozinha, uma alternativa em prol do equilíbrio ecológico com o descarte correto desse tipo de produto. PortoAlegre e a região metropolitana contam com variados pontos de coleta de óleo de fritura onde a população pode levar os produtos que não podem ser reaproveitados para locais que servirão de intermediários na reciclagem e que repassam todo o material recolhido para empresas especializadas no ramo.




[pic][pic]






2. PROBLEMA




Reciclar significa transformarobjetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Percebe-se a necessidade de aumentar a participação da população em adquirir produtos recicláveis para a preservação do meio ambiente.
O problema abordado será oporque de os consumidores hesitarem em comprar produtos recicláveis. Se estas dificuldades são em relação ao preço, sustentabilidade, qualidade, confiabilidade, entre outros.

Quais os critérios que levam a população a não participar com maior intensidade na compra de produtos de material reciclável.

A pergunta é, vale a pena as empresas investirem cada vez mais em reciclagem?...
tracking img