Maranhao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maranhense reaproveita cascas de coco verde na agricultura
Empresário criou máquina para triturar as sobras da fruta.
Nove anos após pedido, ele conquistou a patente dainvenção.
Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra

Máquina criada pelo empresário maranhense Marcelino Lopes (Foto: Divulgação/Sinc)
Pensando em uma forma dereaproveitar as cascas dos cocos verdes, o empresário  Marcelino Lopes, de 57 anos, criou uma máquina capaz de triturar os restos da fruta no Maranhão. O produto final pode serutilizado na agricultura, como adubo, e na indústria da construção civil, como cimento.
 
“A fibra do coco também pode ser utilizada para finalidades mais nobres, comoartesanato. Mas o importante é conseguir utilizar a máquina para criar emprego e renda para as famílias”, afirmou Lopes ao G1.

A criação de Lopes precisou de quatro anospara ficar pronta. A invenção foi patenteada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que tem representação local na Secretaria de Estado da Indústria eComércio (Sinc) do estado. De acordo com a Sinc, ele deu entrada no pedido da patente em 2000. “A criação desta máquina levou quatro anos. Fiz vários testes até chegar ao pontoque eu considerei ideal”, disse.

O empresário afirmou ter criado a máquina para colaborar com o meio ambiente. “Não possuo formação superior, acho que aprendi com omeu pai a ter amor pelo trabalho”, afirmou Lopes, que já vendeu outras seis máquinas para produtores de coco do Maranhão.
 
Segundo a Sinc, as cascas do coco verdecorrespondem a mais da metade do peso bruto da fruta e são geralmente depositadas em aterros e lixões, provocando problemas aos serviços municipais de coleta de lixo.
 
tracking img