Maracuja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO _____________________________________________________9

1.1 SOLO____________________________________________________________11

1.2 PROPAGAÇÃO____________________________________________________11

1.3 ADUBAÇÃO_______________________________________________________12

1.4 LOCAL DO VIVEIRO________________________________________________12

1.5 ÉPOCA DEPLANTIO_______________________________________________12

1.6 PREPARO DAS MUDAS_____________________________________________13

1.7 PLANTIO_________________________________________________________13

1.8 MANEJO PÓS PLANTIO_____________________________________________13

1.9 COMBATE A EROSÃO______________________________________________13

2.0CALAGEM________________________________________________________14

2.1 ESPALDEIRA VERTICAL____________________________________________14

2.2 CONDUÇÃO DAS PLANTAS_________________________________________14

2.3 ESPAÇAMENTO___________________________________________________15

2.4 RENOVAÇÃO DA CULTURA_________________________________________15

2.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO MARACUJEIRO __________________15
1. Introdução

Apalavra maracujá é de origem tupi e significa alimento em forma de cuia. Os pomares de maracujá surgiram como atividade econômica no fim da década de 80, quando ainda não se tinha um bom valor comercial. Hoje em dia o Brasil é o maior produtor mundial de maracujá amarelo, com 491.619 toneladas em 2006, já a Bahia é o maior produtor Brasileiro com cerca de 77 mil toneladas em 7.8 mil ha pois elerepresenta 95% do maracujá plantado no Brasil, esse maracujá é da família Passiflora edulis Sims e possui uma maior importância devido as qualidades dos frutos. (Tsuboi e Nakagawa).
O maracujá é basicamente propagado através de sementes o que pode fazer com que aja uma maior facilidade de doenças, um dos métodos mais utilizados para a obtenção do fruto é aquele em que se corta a fruta ao meio eretira a semente junto a polpa deixando fermentar durante até 72 horas para uma maior facilidade na retirada da semente, depois deve-se deixar as sementes secarem na sombra durante aproximadamente 72 horas. Segundo (Tsuboi e Nakagawa, 1992) a germinação de plântulas normais e o vigor das sementes extraídas por fermentação são maiores que as sementes extraídas sem fermentação.
O maracujá é umatrepadeira originária da América Tropical, que pode atingir de 5 a 10 m de comprimento, e que portanto,exige sistemas de condução, que são suportes que se assemelham a ``cercas ´´ ou caramanchão. Existem mais de 530 espécies de maracujá, no entanto, a espécie Passiflora edulis, mais conhecida como maracujá-azedo, e a que possui maior importância econômica, pois sua polpa, de coloração amarela –alaranjado, proporciona bom rendimento de suco, que é de boa aceitação no mercado. É um fruto rico em minerais e vitaminas, principalmente A e C. Possui ainda princípios ativos nas folhas que são usados como sedativo e antiespasmódico.
Cortar os frutos e separar as sementes da polpa através de fermentação em recipiente de vidro ou louça, por 3 a 5 dias. Lavá-las em peneira e água corrente; secarem papel absorvente, á sombra.
Em regiões muito quentes, pode-se semear o ano todo. Em locais com inverno demarcado, semear em julho - agosto. Utilizar sacos plásticos preto, com furo, de 14 x 28 cm, com um substrato a base de duas partes de terra de barranco ou esterilizada. Duas parte de esterco de curral bem curtido e 1 parte de material volumoso curtido (bagaço de cana, serragem, palha decafé). Acrescentar uma parte de areia se o solo for muito argiloso. Adubar cada metro cúbico desta mistura com 2 kg de calcário dolomítico e 1 kg de superfosfato simples. As mudas podem ser levadas para o campo em 60-80 dias, a partir da formação do quarto par de folhas até a emissão da primeira gavinha. Reduzir as regras quando o plantio estiver se aproximando.
O maracujazeiro prefere regiões...
tracking img