Anarquismo em feyerabend

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao pesquisar em livros, a teoria anarquista de Feyerabend geralmente apresenta-se um tanto confusa, porém, se analisada em resumos ou obras mais sintetisadas, consegue-se obterum princípio mais fundamentado.
Famoso pela sua visão anarquista sobre a ciência e pela crença no método científico, Paul Feyerabend defende a tese que não existe nenhumametodologia eficaz para todas as situações. Seria injusto adotar somente um método para avaliar, pois logo chegaria um momento que esse método falharia.
Na visão de Feyerabend, nãoexiste teoria perfeita, nenhuma ciência é exata. Além do mais, as teorias da ciência não podem ser comparadas, porque são diferentes. Daí a concepção “vale tudo”, o que dáespaço para novos conceitos e soluções, onde cada um adota a que mais lhe convém.
Para exemplificar a teoria: Qual é a melhor fonte de energia?
Depende. Alguma pesquisa científicadiria que é a eólica, outra diria que é solar, outra a elétrica, e assim por diante. Se avaliadas isoladamente, todas elas são válidas. Mas, segundo Feyerabend, não podemoscompará-las, pois não são iguais. Então, como escolher? Anarquismo de Feyerabend. Escolho a que eu achar melhor para determinada situação, tornando a que não foi escolhida inútil.Não posso dizer que a energia elétrica é a melhor, pois como faríamos no deserto? Então, dependendo a situação em que nos encontramos, tomamos nossas decisões.
Ele defendetambém a tese de que os seres humanos devem ter o direito da liberdade de escolherem qual caminho andar. Porém, a noção de liberdade de Feyerabend está sujeita a objeção padrão.Pois, para começar o indivíduo nasce em uma sociedade que não é de sua escolha e também, a liberdade vai depender de sua condição física, fisiológica, sociológica e histórica.
tracking img