Maquinas virtuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
DESIGN GRÁFICO/FOTOGRAFIA

Princípios de Sistemas de Informações

MÁQUINA VIRTUAL
VMware

Carolina Proiete - Design
Stefany Martins - Fotografia
Fernanda Nascimento - Fotografia



Máquina Virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real.
Uma máquina virtual (Virtual Machine – VM) pode serdefinida como “uma duplicata eficiente e isolada de uma máquina real”

Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.

VMware - http://www.vmware.com/

O VMWare é um software que cria máquinas virtuais que simulam um PC completo dentro de uma janela (ou emtela cheia), permitindo instalar praticamente qualquer sistema operacional para a plataforma x86. É possível até mesmo abrir várias máquinas virtuais simultâneamente e rodar lado a lado várias versões do Linux e Windows, BeOS, DOS e o que mais você tiver em mãos. A página oficial é a: http://www.vmware.com

No screenshot abaixo, por exemplo, estou rodando três seções do VMWare sobre o Mandrake9.0 (o sistema host), uma com o Windows 2000 outra com o Windows 98 e a última com o Kurumin:

O conceito das máquinas virtuais é bastante interessante. Cada máquina virtual trabalha como um PC completo, com direito até a BIOS e configuração do Setup. Dispositivos como o CD-ROM e drive de disquetes podem ser compartilhados entre as máquinas virtuais e o sistema host, em alguns casos até mesmosimultaneamente (um CD no drive pode ser acessado em todos os sistemas).

Os arquivos são armazenados em "discos virtuais" que aparecem como arquivos dentro da pasta do VMWare no sistema host e cada sistema operacional pode ter uma configuração de rede distinta, com seu próprio endereço IP e tudo mais. As máquinas virtuais ficam acessíveis na rede, como se fossem realmente PCs completos, permitindoque você rode um servidor Web ou um programa P2P dentro de uma máquina virtual, sem comprometer a segurança do seu sistema principal.

É muito útil para estudar sobre a integração de rede entre vários sistemas operacionais. Você pode simular uma rede com várias versões do Linux e Windows com um único micro.

Cada máquina virtual possui uma área reservada de memória. Se você tiver 386 MB, porexemplo, você pode instalar o Windows XP sobre o Mandrake 9.1 e deixar 196 MB para cada um. Com pouca memória RAM as coisas já ficam mais complicadas, pois você terá que reservar pouca memória para cada sistema e tudo ficará lento por causa da memória virtual. O ideal para usar o VMware é ter pelo menos 256 MB de RAM e mais 128 MB para cada máquina virtual que você pretenda usar simultaneamente.Embora o VMware seja bastante caro, muita gente o utiliza pois basta se cadastrar no site para obter um serial que permite usar o programa completo por 30 dias. Este período de testes é bastante maleável, pois você pode usar o mesmo serial em mais de uma máquina, etc. A idéia é que você o teste quase que à vontade para uso pessoal e compre o programa quando quiser usa-lo em sua empresa.Versões do produto

* VMware Workstation
É voltado ao uso no desktop, em ambientes de desenvolvimento. Atualmente está na versão 7.1.0, e roda em CPU's Intel e AMD de 32 e 64 bits. Permite rodar vários "computadores virtuais" dentro de um sistema operacional (windows, versões GNU/LINUX, MAC OS, etc), cada um destes computadores pode rodar seu próprio sistema operacional.
O computador simulado podeter uma quantidade de RAM definida (até 3600 MB no VMware 5.5.3; até 8GB, desconsiderando limitações do hardware, no VMware 6.0) e um disco virtual delimitado (até 950GB)
Ele pode "simular" um drive de CD-ROM,drive de disquete, placas de rede (até 3 no VMware 5.5.3; até 10 no VMware 6.0 beta), discos rígidos e portas USB (USB 1.1 na versão 5.5.3; USB 2.0 na versão 6.0).
Recursos importantes:...
tracking img