Maquinas eletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do relé

Joseph Henry
A história do relé começou com os estudos de cientista norte americano Joseph Henry em 1830, Joseph Henryenquanto construía,eletroimas descobriu o fenômeno eletromagnètico chamado indução electromagnética ou auto indutanciae a indutancia mutua O seu trabalho foi desenvolvido independentemente de Michael Faraday mas é a este último que se atribuí a honra dadescoberta por ter publicado primeiro as suas conclusões. A Henry também é creditada a invenção do motor eletrico embora mais uma vez, não tenha sido o primeiro a registrar a patente. Seus estudos acerca do rele eletromagnético foram a base do telegrafoelétrico, inventado por Morse e .Wheatstone . Mais tarde provou que as correntes podem ser induzidas à distância, magnetizando uma agulha com a ajudade um relâmpago a 13 quilômetros de distância.
Em 1832, Henry tornou-se professor de Física no College of New Jersey, mais tarde conhecido como Universidade de Princeton. Foi Professor na Academia de Albany (EUA) e o primeiro diretor do ,Instituto Smithsoniano de 1846 até à sua morte, 32 anos depois. À frente deste Instituto, desempenhou importantíssimo papel no desenvolvimento da ciêncianorte-americana.
Após a sua morte, a unidade de indutância ou resistência indutiva no Sistema Internacional (SI) foi batizada de,Henry em reconhecimento do seu trabalho.
Composição de um relé eletromecânico
Componentes de um relé eletromecanico
As partes que compõem um relé eletromecânico são:
* eletroímã (bobina) - constituído por fio de cobre em torno de um núcleo de ferro maciço que forneceum caminho de baixa relutância para o fluxo magnético;
* Armadura de ferro móvel;
* Conjuntos de contatos;
* Mola de rearme;
* Terminais - estes podem variar dependendo da aplicação:
* Terminais tipo Faston;
* Terminais para conexão em Bases (Sockets);
* Terminais para conexão em PCIs (Placas circuito impresso);
Nota: Atualmente existem diversas empresas queutilizam relés desenvolvidos para aplicação em PCIs (eletrônica convencional) em ambientes industriais, adaptando esta aplicação através de bases/soquetes. Porém é importante notar que quando aplicado em um ambiente industrial, onde se exige uma fácil reposição e manutenção, estes tipos de terminais facilmente danificam-se e podem causar problemas de mau contato e diversos outros tipos de falhas nasreposições futuras. Para aplicações industriais, seja qual for sua natureza, é indicada a aplicação de relés com terminais tipo Faston em conjunto com suas bases por serem projetados para resistir a este tipo de operação e ambiente.

Memorial Descritivo

Princípio de funcionamento

Processo de Produção
Agora que já conhecemos acima as partes que constituem um relé, podemos saber como cadacomponente se comporta quando a corrente elétrica é aplicada através da bobina. Para ilustrar melhor, a bobina é constituída por um fio em torno de um núcleo de aço maciço. Então temos no relé uma bobina, um núcleo de aço que fornece um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético, uma armadura de aço móvel e um conjunto, ou conjuntos, de contatos presos a molas. Enquanto a bobina se mantémdesenergizada, a força das molas mantém os contatos em estado de repouso de modo a existir uma lacuna de ar no circuito magnético. O estado de repouso pode ser normalmente fechado (NF) ou normalmente aberto (NA), a depender da função do relé no circuito. Quando a bobina recebe a corrente elétrica, a armadura movimenta-se em direção ao núcleo, atraída pelo campo magnético gerado, movimentandomecanicamente o contato ou contatos ligados a esta armadura. No instante em que a força magnética gerada pela circulação de corrente na bobina se torna maior que a força das molas, o contato é atraído fisicamente, sai do estado de repouso e muda a condição do circuito para aberto (se for normalmente fechado) ou fechado (se for normalmente aberto). Quando a circulação de corrente através da bobina...
tracking img