Maquinas eletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA
.
O primeiro motor eletrico foi inventado em 1886 pelo cientista alemão Werner von Siemens, que criou um gerador de corrente contínuaauto-induzido, essa invenção revolucionou o mundo em poucos anos e foi o tema principal escolhido por muitos cientistas que buscavam novas invencões e aperfeiçoamento dosque já existiam.
A primeira máquina electrostática foi construida em 1663 pelo alemão Otto von Guericke e aperfeiçoada em 1775 pelo suíço Martin Planta.
Em1832 foi inventada a máquina de corrente alternada com movimento vaiivém que foi costruida pelo cientista italiano S. Dal Negro, ja em 1833, o inglês W. Ritchieinventou o comutador construindo um pequeno motor elétrico que funciona com um núcleo de ferro enrolado que gira em torno de um íman permanente.
Apenas em 1886Siemens construiu um gerador sem a utilização de íman permanente, assim a maquina podia funcionar com o magnetismo retirado do proprio enrolamento do motor.Amáquina podia tanto funcionar como um gerador como também podia operar como um motor, desde que se aplicasse aos seus bornes uma corrente contínua.
Em 1889 oengenheiro electrotécnico Dobrowolsky, criou um motor trifásico com rotor de gaiola. O motor apresentava 80 watts e um rendimento de cerca de 80% em relação apotência consumida. A construção mais simples, motor silencioso, menos manutenção e alta segurança em operação eram vantagens que o motor de corrente alternada possuiae relação ao motor de corrente contínua. Dois anos depois, em 1891 foi fabricada a primeira série de motores assíncronos nas potências de 0,4 a 7,5 kW.
tracking img