Tratamento de agua por membrana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
,


CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC







Alunos: Tamara Ferreira
Diogo CruzDaniel Filardi





Utilização de membranas no tratamento de água para abastecimento público




Orientador: Profº Eduardo SubtilDisciplina: Gestão de Efluentes e Emissões - TGA 3º Semestre




São Paulo
2011

SUMÁRIOINTRODUÇÃO

Em decorrência do elevado nível de urbanização, o tratamento de água para abastecimento público passa a ser um desafio, seja pelos grandes volumes de águaenvolvidos, restrições de área para instalação dos sistemas de tratamento tradicionalmente utilizados e também devido à degradação da qualidade da água dos mananciais disponíveis. Estas condições têmconduzido à busca de alternativas que possibilitem garantir a qualidade da água produzida para abastecimento público.

Uma opção que tem sido considerada para atender o desafio da produção de água segurapara abastecimento são os processos de separação por membranas, com um significativo avanço nas pesquisas sobre o seu desempenho para aplicação comercial nos últimos anos (Jacangelo, Trussell, Watson,1997),

Desde os anos 60 , quando foram desenvolvidas membranas de acetato de celulose para a osmose reversa, descobriu-se seu potencial no tratamento de águas e águas residuárias. Algumas destasaplicações incluem desalinização, abrandamento, remoção de matéria orgânica natural (MON), remoção de pesticidas, micropoluentes orgânicos e metálicos e remoção de nitratos. Desde então, muitosprocessos tem sido propostos não somente para a desalinização, mas também no campo da ultrafiltração e microfiltração.

Atualmente, muitas companhias de abastecimento de água da Holanda, Inglaterra,...
tracking img