Maquinas de medir por coordenadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ANDERSON
JEFFERSON
JUNIOR
PAULO



TITULO



LOCAL
ANO


Introdução 1
Maquina de medir por coordenadas 2
Origem da maquina de medir por coordenadas 2.1
Tipos de máquinas de medir Por coordenadas 2.2
Máquina com estrutura tipo portal 3
Máquinas de medição por coordenadas portáteis 4
Novos sistemas de sondagem……………………………………………….………..…5Sondas de micrometrologia……………………………………………………….……6
Aplicações…………………………………………………………………………………7
Atuação metrologia da cmm na industria de eletrodomésticos…………………..…8
Bucha auto-lubrificante de motor elétrico……………………….……………………..9
Conclusão……………………………………………………………………..…………10
Referências………………………………………………………………………………11



1. INTRODUÇÃO
Devido ao intensivo desenvolvimento tecnológico nosprocessos industriais, destacando-se o surgimento dos centros de usinagem com comando numérico, paralelamente, refinaram-se as exigências quanto à conformidade geométrica dos componentes de sistemas mecânicos resultando em especificações mais severas de projeto, de modo a garantir um elevado desempenho funcional dos mesmos.
A aplicação racional da tecnologia de medição por coordenadas tornou-se viávelcom o desenvolvimento dos computadores que passaram a ter enormes potencialidades matemáticas, flexibilidade de comunicação e conexão com um processo, resistência a ambientes industriais e pequeno porte.
Através de uma máquina de medir por coordenadas é possível determinar certos pontos e coordenadas das peças a serem controladas de forma universal, com um mínimo de dispositivos e instrumentosespecíficos.
O desenvolvimento das máquinas de medir por coordenadas (CMM) foi favorecido ainda pela evolução dos sistemas de medição de deslocamento eletrônicos, que permitem elevar a sua qualidade e viabilizaram a sua integração com sistemas automatizados de fabricação. As CMM's têm em comum com tais sistemas a característica de grande flexibilidade. O objetivo deste artigo relatar a origem damáquina de medir por coordenadas, a importância do uso dessas maquinas , tipos de maquinas e suas aplicações.
Palavras chave: Maquina de Medir por Coordenadas, Tipos de Máquinas, Aplicações.

2. Maquina de Medir por Coordenadas
Uma máquina de medição de coordenadas é um dispositivo 3D para medir as características físicas geométricas de um objeto. Esta máquina pode ser controlada manualmente porum operador, ou pode ser controlado por computador. As medições são definidas por uma sonda ligada ao terceiro eixo móvel desta máquina. As sondas podem ser mecânicos, laser, óptica ou luz branca, entre outros. Uma CMM tem a leitura em seis graus de liberdade e da a leitura em forma matemática é conhecida como cmm.
A CMM é composta por três eixos, um X, Y e Z. Estes eixos são ortogonais entre siem um típico sistema de coordenadas tridimensionais. Cada eixo tem um sistema de escala que indica a localização de desse eixo. A máquina vai ler a entrada do apalpador, conforme indicado pelo operador ou programador. A máquina, em seguida, utiliza o X, Y, Z coordenadas de cada um destes pontos para determinar o tamanho e a posição com precisão.
A máquina de medição coordenada (CMM) também é umdispositivo usado em processos de fabricação e montagem para testar uma peça ou montagem contra a intenção do projeto. Por precisamente a gravação do X, Y e Z coordenadas do destino, os pontos são gerados que podem então ser analisadas através de algoritmos de regressão para a construção de características. Estes pontos são recolhidos por meio de uma sonda que é posicionada manualmente por umoperador ou automaticamente através de controle do computador direto (DCC). No modo DCC as CMM 's podem ser programado para medir repetidamente partes idênticas, assim, uma CMM é uma forma especializada de robô industrial .

2.1 Origem da Maquina de Medir por Coordenadas
A primeira CMM foi desenvolvida pela Ferranti Companhia da Escócia em 1950, como o resultado de uma necessidade direta para...
tracking img