O quinze

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Critica
Resenha
O quinze

O livro retrata a seca vivida no Ceará no ano de 1915.
A história de amor entre Vicente e Conceição poderia ser o lado bom e humano dahistória. Não é. A falta de comunicação entre os dois, o desnível cultural que os separa constituem ingredientes amargos para um desfecho infeliz. É como se a seca, responsável por tantosinfortúnios, fosse causadora da infelicidade .
Dona Maroca, não vendo solução para a seca, manda soltar o gado. Vicente persiste no trato da criação que se encontrava muito degradado.Chico Bento sem emprego e a mulher (Cordulina), a cunhada (Mocinha) e seus cinco filhos saem em busca de uma vida melhor rumo ao Amazonas a pé, pois eles não conseguiram ganhar aspassagens de trem que o governo oferecia aos retirantes.
Conceição convence Mãe Nácia a deixar o sertão e ir para Fortaleza.
Durante a viagem à seca se intensifica. Chico Bento e suafamília passam por severas dificuldades durante o percurso. Tendo pouco dinheiro vindo das vacas vendidas no Quixadá para Vicente, Chico Bento e sua família começam a passar fome, sedee as desgraças começam a acontecer. E mesmo passando por tudo isto Chico Bento divide o pouco que lhe resta com outra família – um pedaço de carne salgada-, pois eles estavam prestesa comer uma vaca que já se encontrava em estado de decomposição.
Mocinha se despede de sua família e segue o seu próprio caminho, indo trabalhar para uma senhora na estação quevendia café. Alguns anos depois ela vira prostituta. 
Passado algum tempo sem comida, Josias encontra um pé de mandioca e come a raiz de mandioca brava crua e morrem envenenado, seus paiso enterram no meio do caminho. 
Continuando a viagem Cordulina cai no chão, pois já não aguentava mais a fome, sede e cansaço, então Chico Bento sai a procura de alimento...
tracking img