Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

JAQUELINE SANTOS DE SANTANA

CURSO LETRAS EAD







QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL FILOSOFIA


















Salvador
2012

JAQUELINE SANTOS DE SANTANA













QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL FILOSOFIA

















Trabalho de Filosofiaapresentado a Universidade Salvador- UNIFACS, como requisito parcial para avaliação da I unidade sob orientação do professor Alexnaldo Rodrigues.





Salvador
2012
Questões da atividade Virtual Filosofia



1. QUESTÃO: Com base na Unidade I, Capitulo I, do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, disponível no AVA, bem como da AULA 1 da disciplina FILOSOFIA, apresente a diferençaentre Mito e Filosofia. (Valor 1,5)


De acordo com o texto encontrado no modulo define o mito como:

Aquilo que os seres humanos têm em comum se revela nos mitos. Mitos são historias construídas pela cultura para expressar o significado das situações existências podem ser nossa relação com a natureza, sobre as instituições, sobre o homem e suas questões. E mais, constroemsentidos, significações, através dos tempos e das culturas. Eles têm uma função mística (do mistério), uma função cosmológica (da qual a ciência se ocupa) e uma função sociológica (surte e validação de uma ordem social). (CAMPBELL, 1990, p 5 e 32)


Neste caso, o mito é a forma de explicar, ou seja, de narrar determinadas histórias sem nenhuma comprovação científica, formada por pessoas comuns natentativa de explicar a origem humana, o que não ocorre com a filosofia.

De acordo com o modulo define-se filosofia como:




Filosofia é uma forma de pensamento que tem como pressuposto básico o desejo incessante de conhecer. Se este desejo já é próprio da condição humana o aprendizado da forma filosófica de pensar, que daí decorre, faz de tudo o que é desconhecido,obscuro, ou contaminado, uma busca de esclarecimento, que é necessidade e prazer. (MÓDULO, Unifacs, p 346)




Analisando as duas definições pode-se constatar a diferença entre filosofia e mito, pois a filosofia procura através de discussões reflexões e argumentos saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto o mito não explica racionalmente a realidade, ela é interpretada através delendas e histórias sagradas.



2. QUESTÃO: “Quando começamos a estudar Filosofia, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição de filosofia, mas várias. A segunda surpresa vem ao percebermos que, além de várias, as definições parecem contradizer-se.” (CHAUÍ, 1995, p.16). Faça uma síntese das quatro definições gerais,apresentadas por Marilena Chauí, sobre o que seria filosofia. (Valor 2,0). Consultar a introdução intitulada “Para que Filosofia” do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, disponível no AVA. (Valor 2,0).

1. Visão de mundo
Trata-se da definição que corresponde de modo vago e geral, ao conjunto de ideia. Ela é ampla e não permite distinguir a filosofia e religião, filosofia e arte,filosofia e ciência.
Ela não especifica o trabalho filosófico
2. Sabedoria e vida
Ela é definida como filosofia da contemplação do mundo aprendendo com ele a controlar e dirigir suas vidas de modo ético e sábio.
Também diz de modo vago o que se espera da filosofia.
3. Esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada dotada de sentido.
Distingue Filosofia e religião, ambaspossuem mesmo objetivo que é compreender o Universo, sendo a primeira pelo esforço racional e segunda pela fé.
4. Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas
Além de analise e reflexão crítica, a filosofia é a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas indagando o que são.

3.QUESTÃO: Pesquise e responda quais as exigências para que uma reflexão...
tracking img