metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Anhanguera Educacional
Curso de Engenharia Mecânica









Máquinas de Medir Coordenadas











RIO GRANDE
2013
Faculdades Anhanguera Educacional
Curso de Engenharia Mecânica








Máquinas de Medir Coordenadas




Trabalho apresentado na disciplina de Metrologia Industrial, do curso de graduação de Engenharia Mecânica da FaculdadeAnhanguera do Rio Grande.



Orientador: Prof. Daniel Souza

RIO GRANDE
2013






















“A creditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente
enão de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos.”

Paulo Freire

RESUMO

Ao longo das últimas décadas, o uso da metrologia por coordenadas teve um aumento tecnológico significativo, em todos os ramos da indústria. As máquinas de medir coordenadas (MMC) são instrumentos versáteis, quepossibilitam aplicações gerais e reduzem o tempo das avaliações dimensionais, necessárias para definir as características principais de peças manufaturadas. Dessa forma, elas estão se tornando imprescindíveis no controle dimensional de peças complexas, para a garantia da qualidade e confiabilidade metrológica exigidas atualmente nos processos industriais. O desempenho metrológico das MMCs tem sido,desde o início, objeto de estudo de numerosas instituições e centros de pesquisa em todo o mundo, assim como dos próprios fabricantes dessas máquinas. Neste trabalho, são apresentados os principais tipos de MMC, suas aplicações e fontes de erros medição por coordenadas, com base nos resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre erros de medição.



Palavras-chave: MÁQUINAS DE MEDIR – ERROSDE MEDIÇÃO

SUMÁRIO









1. INTRODUÇÃO - MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS

Máquinas de medir por coordenadas (MMC’s) são equipamentos metrológicos amplamente utilizados no setor de garantia da qualidade de indústrias metais-mecânicas. São equipamentos precisos que detectam variações microscópicas nas medições. Tais características lhes atribuem uma grande versatilidade ecapacidade de medição.
A base para a medição por coordenadas é o sistema cartesiano, utilizando a representação de cada ponto num sistema ortogonal de coordenadas (x, y, z). A partir desta informação de posição, registrada diretamente do componente, é possível avaliar as características dimensionais do projeto.
Na primeira máquina MMC — desenvolvida no final da década de 50 pela empresa FERRANTI Ltd.para atender demandas da indústria— os movimentos da máquina eram definidos por operações essencialmente manuais enquanto as coordenadas cartesianas dos pontos tocados somente eram registradas no ― display da máquina. Os eixos de medição x e y apresentavam curso de 610 mm e 381 mm, respectivamente, e o eixo z um curso de 254 mm sem registro de medida. A resolução apresentada era de 0,012mm com umaincerteza declarada do equipamento de 0,025mm (ORREGO, ET al., 2000). De forma crescente, a utilização da MMC conquistou espaço no universo da manufatura sendo introduzida em todo o ciclo produtivo: participa do desenvolvimento do processo de fabricação, do controle de processos e encontra grande aplicação no controle dimensional da qualidade do produto acabado.
Através de uma máquina de medirpor coordenadas (figura 1) determinam-se, de forma universal, com um mínimo de dispositivos e instrumentos específicos, as coordenadas de certos pontos sobre as peças a controlar. Tais pontos convenientemente processados pelo computador associado resultam os parâmetros geométricos da peça.
O desenvolvimento das máquinas de medir por coordenadas (MMC) foi favorecido ainda pela evolução dos...
tracking img