Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em minha opinião, umas das contribuições que eu julgo mais relevantes para a compreensão política, quando ele diz que os homens são individualistas e podem trair a qualquer momento seus senhores, elecoloca os políticos como senhores para evitar esse problema, assim a solução é nada mais do que uma frase conhecido como “os fins justificam os meios” ou seja Maquiavel diz que o político deve tomaratitudes sejam elas boas ou ruins para que seu reino continue em ordem e ele soberano diante dos seus súditos. Outro exemplo seria quando ele diz que a suprema obrigação do governante é manter o podere a segurança do país que governa, ainda que pare isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios).
Outra das principais idéias maquiavélicas: A conduta do príncipe (governante)deve ser de acordo com a situação. (Se a ocasião exigir que mate alguém, assim o deve fazer. Não importa o que o governante faça em seus territórios, desde que seja para manter-se com as autoridades. Opríncipe (governante) não precisa ter muitas qualidades ou nem precisa ter, mais o que ele tem de fazer é mostrar ao povo que possui qualidades, ou seja, ser “falso”.
Maquiavel diz também que todas aspessoas são movidas exclusivamente por interesses egoístas e ambições de poder pessoal e que o governante tem de estar alerta com todos eles. A natureza humana é corruptível e, por isso, a razãohumana é sempre uma razão pragmática, ela é misteriosa, calculista e utilitarista. Por isso o ser humano é capaz de corromper sempre que os desejos se sobrepõem. (Sempre que alguém tiver o desejo e umaoportunidade de roubar assim o fará). O governante nunca deve confiar na lealdade de seus súditos. (Todos os homens são corruptíveis). O governante deve supor que todos os homens são potencialmente seusrivais e, por isso, deve tratar de lançar uns contra os outros em proveito próprio. (Todos são seus adversários políticos).
Maquiavel diz que o governante deve fazer o mal todo de uma única vez, e...
tracking img