Mapeamento de fluxo de valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE EMBALAGENS Sandro Cantidio da Silva1

Este trabalho técnico foi preparado como estudo de viabilidade de implantação de produção enxuta em uma empresa de embalagens em Setembro de 2009, em São Paulo, SP, como oportunidade de melhoria de produtividade, redução de custos, aumento da lucratividade, redução de desperdícios e aumentoda competitividade no mercado nacional.

Resumo
O Mapeamento do Fluxo de Processo é o ponto de partida para a empresa que deseja elaborar um plano bem estruturado para melhoria de produtividade, lucratitividade, qualidade e redução de desperdícios e redução de lead time. O grande objetivo do mapeamento do fluxo de valor é separarmos aquilo que agrega valor aos olhos do cliente e aquilo que nãoagrega valor, propondo melhorias estruturadas a fim de obtermos um processo estável e um fluxo estendido, produzindo aquilo que o cliente espera, no tempo que ele desejar e pelo valor que ele está disposto a pagar. O presente estudo de caso apresenta como o mapeamento do fluxo de valor pode oferecer oportunidades de ganho para uma empresa de embalagens que atua com o sistema de fabricação porlotes e estoques intermediários.

Abstract
The Stream Mapping Process is the starting point for the company that wishes to develop a well-structured plan for improvement of productivity, quality and reducing waste and reducing lead time. The main objective of mapping the value stream is separated what adds value to the customer's eyes and what does not add value and propose improvementsstructured so as to achieve a stable process and an extended flow, producing what the client expects, in time they desire and the value that he is willing to pay. This case study shows how mapping the value stream can offer opportunities to gain a packaging company that works with the manufacturing system in batches and stock levels.

1. Introdução
Quando participo de reuniões para discutir a respeitode novos desafios em outras empresas ou colocações, sempre me perguntam “como você age para vencer uma barreira ou um obstáculo na implantação de um projeto? Como você convence os envolvidos a comprarem a idéia?”. Depende do público que você está lidando. Diretores e Acionistas querem ver resultados expressos em números de aumento de receitas e ou lucros, ou seja, “quanto a mais eu ireiganhar?”. Gerentes desejam ver resultados (afinal, esta é a principal função dos gerentes, garantir o resultado), ou seja “quanto a mais eu irei produzir com os recursos que eu tenho?”. Já os Gestores, os responsáveis em criar diretrizes e executarem estas diretrizes, perguntam “A máquina irá parar menos? O refugo vai cair?”. Por fim, os operadores questionam “essa idéia vai facilitar a minha vida?”. Todoprojeto tem que responder a estas questões. Não basta somente envolver cada um deles no projeto. O que eles querem é ganhar mais através de uma produção maior com maior qualidade e os mesmos recursos (ou menos recursos) e ter a vida facilitada para que possam dar o máximo de suas contribuições. Ora, estamos falando de “melhorar a produtividade”. O projeto de produção enxuta engloba todo esteuniverso; faz com que possamos dar maiores ganhos aos acionistas, fornece os resultados esperados pela gerência (superando-os após a consolidação do projeto), faz com que os problemas sejam menores no processo para os gestores e facilita a vida dos operadores, que são os pilares deste processo. O estudo de viabilidade que estou desenvolvendo para a empresa de embalagens prevê exatamente isto. Uma vezque o Mapeamento do Fluxo de Valor do Estado Atual foi finalizado, o resultado é surpreendente e, em certos momentos, o profissional se questiona como tal emaranhado de informações, de estoques, de paradas de máquina, de alterações de programações, de instabilidade de um processo não padronizado, consegue atender a demanda mensal.

______________________________
1

Engenheiro Mecânico,...
tracking img