Mapa de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um projeto?
Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.

Características de um projeto
As principais características dos projetos são atemporariedade, a individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido pelo projeto, a complexidade e a incerteza.     Temporariedade significa que todo projeto apresenta um início e um fim definidos; Individualidade do produto ou serviço produzido pelo projeto significa realizar algo que não tinha sido realizado antes; Complexidade, conjunto de coisas ligadas por um nexo comum e quecontenha várias ideias; Incerteza, não conhecer os fins ou as consequências, caso contrário é processo.

O Que é o PMBoK Guide 3º Edition?
O PMBoK Guide® 3º Edition (2004) é uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da área de gerenciamento de projetos, além de fornecer uma terminologia comum, dentro da profissão e práticas, para a linguagem oral e escrita sobregerenciamento de projetos. No PMBoK Guide® 3º Edition (2004), a partir de agora, apenas PMBoK, são abordados quarenta e quarto processos divididos nas nove áreas de conhecimentos, formando um fluxo contínuo de processos.

Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)
Mindmaps (mapas mentais) são considerados um padrão mundial para criação, gerenciamento e comunicação de idéias. Os mapasmentais apóiam a organização de idéias, de conhecimento através de uma visualização intuitiva e amigável, além de apresentarem grande versatilidade visual. Mindmaps se iniciam com uma idéia central, onde todos os ramos do mapa significam uma decomposição da idéia principal em idéias relacionadas, baseadas em um modelo visual de pensamento.

Prof. Erwin Alexander Uhlmann – www.institutosiegen.com.brPágina 1

Gerenciamento da Integração Gerenciamento do escopo Gerenciamento do tempo Gerenciamento custo

Gerenciamento qualidade Gerenciamento das aquisições

PMBoK

Gerenciamento dos riscos Gerenciamento das comunicações Gerenciamento de Rec. Humanos

Neste Mindmap são tratados os 9 processos gerenciais do PMI.

Áreas do Gerenciamento de Projetos
Os projetos podem ser separadospor processos, chamados de processos componentes, que são:

Gerenciamento da Integração
Área que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados, garantindo que o seu todo seja sempre beneficiado. O PMBoK subdivide o gerenciamento da integração em sete processos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Desenvolver o termo de abertura doprojeto; Desenvolver a declaração do escopo do projeto; Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; Orientar e gerenciar a execução do projeto; Monitorar e controlar o trabalho do projeto; Controle integrado de mudanças; Encerrar o projeto.

Tabela 1 - Termo de abertura de um projeto

Termo de Abertura de Projeto
Título do Projeto Atribuir um Título ao Projeto de Forma sucinta, que empoucas palavras explicite o projeto, fornecendo um entendimento básico da proposta. Apresentar o objetivo geral esperado pelo projeto e os objetivos específicos (metas parciais), se houver.

Objetivo Geral e Objetivos Específicos

Prof. Erwin Alexander Uhlmann – www.institutosiegen.com.br

Página 2

Justificativa (Problemas x Soluções)

Premissas

Breve descrição Patrocinador Estimativade Investimentos

Estimativa de Prazo

Fatores Críticos de Sucesso

Principais Riscos Restrições Stakeholders Comitê Executivo

Gerente do Projeto

Apresentar a justificativa que dá sustentação ao projeto, que pode ser de curto ou médio prazos. Sempre que possível, deve-se apresentar benefícios quantificáveis na linha do tempo. Apresentar as premissas do projeto, ou seja, tudo o que...
tracking img