Mapa de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução
O seguinte trabalho tem como objetivo elaborar um mapa de risco do laboratório de informática, campus Angicos, mostrando através dele os riscos presente no local e os graus que estão relacionados os riscos, ou seja, se os riscos presentes são pequenos, médios ou grandes. Após a elaboração do mapa iremos apresentar um diagnostico do mesmo, esse diagnostico irá conter a descrição dosriscos presentes, assim como medidas de solução.



1.Mapa de Risco

1.1.O que é um Mapa de Risco?
O mapa de risco foi criado através da Portaria n° 05 em 17/08/92 e faz parte da NR-09, que diz respeito ao Programa de Prevenção Riscos Ambientais (PPRA). O mapa de risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho que esta relacionada à planta baixa daempresa, podendo ser completo ou setorial, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores como acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho, como os materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho, e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho,jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.).
1.2.Objetivo de um Mapa de Risco
Ele tem como objetivos coletar as informações necessárias para estabelecer o diagnostico da situação de segurança e saúde no trabalho da empresa, possibilitar a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores e estimular a participação dos mesmos nas atividades de prevenção.
1.3.Elaboração doMapa de Risco
Para a elaboração do mapa de risco foram necessário tomar algumas medidas, que foram: ir ate o local e conversar com as pessoas que trabalham e observar a situação atual.
Com base nas informações coletadas foi elaborado o mapa de risco do laboratório de informática da UFERSA, campus Angicos, onde contém os riscos que o trabalhador desse local está sujeito, consultar mapa de risco noanexo.


2. Diagnostico do Mapa de Risco

Nessa etapa do trabalho iremos, com o auxilio do mapa de risco feito anteriormente, mostrar todos os riscos inerentes ao ambiente de trabalho do apresentado funcionário. Apresentados os riscos iremos apontar as consequências e as devidas precauções para que se possa preservar a saúde e a integridade física do trabalhador.
Riscos encontrados no localanalisado:

2.1. Risco de Acidente e Medidas Preventivas
O risco de acidente diz respeito as condições do ambiente de trabalho ou equipamentos do mesmo, que possam estar de forma inapropriada e dessa forma possam causar algum acidente ou doença ao trabalhador.
Os tipos de riscos acidentes foram:

2.1.1. Superfícies pontiagudas (quinas das mesas): essas superfícies podem causar contusões ou ferimento. Amelhor forma de se evitar esse tipo de acidente seria colocando protetores nas quinas.
2.1.2. Fios expostos: devido aos fios dos computadores estarem mal arranjados se houve algum fio descascado provavelmente o profissional iria esbarrar nele, devido ao fato de a sua condição de professor ou técnico de informática requer uma mobilidade dentro da sala para atender os alunos, provocando um choque.Uma forma de prevenir seria arrumando esses fios de uma forma que eles ficassem menos expostos ao contato humano e, que uma pessoal capacitada tivesse sempre de verificando as condições dos equipamentos.
2.1.3. Ruído: alunos, por mais que se tente evitar sempre vai haver barulho devido a conversas paralelas, e como há muitos computadores na sala há também o barulho que advém deles, aliado a tudoisso vêm o barulho do ar condicionado que por mais que seja mínimo pode causar certo incomodo. Esses ruídos pode causar estresse. Uma maneira de diminuir os problemas relacionados aos ruídos é tentar minimiza-lo, pois não tem como elimina-lo.
2.1.4. Pedra: durante a análise encontramos uma pedra no laboratório, o profissional que trabalha nesse local pode tropeçar na pedra e causar um ferimento...
tracking img