Manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3


INTRODUÇÃO




Atualmente a maior empresa de calçados e artigos esportivos da América Latina a Vulcabras/azaléia S.A foi constituída em 1952 na cidade de São Paulo sob a denominação Companhia Industrial Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A e produzia inicialmente apenas calçados de couro com sola de borracha vulcanizada.

A empresa ingressou no segmento de marcasesportivas internacionais em 1974, por meio do licenciamento para a produção e comercialização de tênis de alto desempenho de diversas marcas internacionais. Em Abril de 1992 a empresa passa a denominar-se Vulcabras S.A.

Durante o ano de 2007 a empresa adquire 71,32% das ações preferenciais da Calçados Azaléia S.A, detendo a partir desta data 99,59% do total de ações da companhia eseu controle acionário. Em 11 de novembro de 2010 a razão social foi alterada para Vulcabras/azaléia S.A.

A Vulcabras/azaléia possui 25 fábricas divididas em complexos industriais que englobam matriz, unidades de produção de componentes e produtos finais (calçados esportivos e femininos, sandálias, botas e confecções esportivas) localizadas em cinco estados do Brasil e mais umalocalizada na Argentina.















4


LINHA DE PRODUÇÃO VULCABRAS/AZALEIA


O processo de produção de calçados e confecções da Vulcabras/azaléia S.A combina o emprego intensivo de mão de obra qualificada e o uso de equipamentos e matéria-prima de ponta, a constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento em inovação de novas tecnologias para garantir performance,conforto e custo acessível aos produtos.

A linha de produção é programada conforme as especificações
do produto e os equipamentos são abastecidos com as matérias primas definidas. São realizados cortes em sistemas computadorizados, balancins hidráulicos e sistemas de precisão.

Os solados (borrachas, PVC, PU, EVA injetado e TPU) são formulados e misturados, conforme asespecificações de cada
tipo de calçados e são preparadas as solas e entres solas, confeccionadas em prensas vulcanizadoras (borracha) ou em prensas injetoras (plásticos).

No pesponto, os componentes e a parte superior dos calçados
são unidos por meio de costuras realizadas por máquinas computadorizadas ou manualmente.

Finalmente, os cabedais são montados sobre os solados poradesivos a base de água, solventes ou por injeção direta.

Uma vez prontos, os calçados passam acabamento, testes e inspeção de qualidade. São embalados e prontos para serem expedidos e comercializados.












5




PROCESSO PRODUTIVO DE CALÇADOS (ESPORTIVOS, FEMININOS, BOTAS PARA USO PROFISSIONAL)



A fabricação de um calçado é subdividida em diversasetapas de acordo com a amplitude, diversidade de produtos, o porte e a estrutura da empresa:

• Concepção – Nessa fase o calçado é modelado e projetado e completamente especificado. Nesta fase o emprego de ciência, tecnologia e intensa pesquisa e desenvolvimento tem sido cada vez mais utilizado para fortalecer marcas e diferenciar produtos;

• Corte – feito de acordo com asespecificações definidas na modelagem, utilizam desde facas e prensas hidráulicas
(balancim), até equipamentos sofisticados de precisão de corte, como o laser e o jato d’água;

• Pesponto – nesta etapa, as peças do cabedal são organizadas, chanfradas, dobradas, picotadas, coladas e costuradas,
geralmente em processo manual;

• Costura – O processo de costura é utilizado naunião do solado ao cabedal conferindo maior segurança e firmeza ao calçado;

• Montagem – realizada quase que simultaneamente ao corte e à costura, quando salto, sola e palmilha, são colados ou costurados. Em seguida a esta etapa os calçados são finalizados e encaixotados.













6



PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO



O Centro de PDI da...
tracking img