Desemprego e suas consequencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Definição de desemprego
Podem ser considerados como desempregados os indivíduos com idade mínima de quinze anos e que no período de referência se encontre simultaneamente nas seguintes situações:
- não tem trabalho remunerado, nem qualquer outro;
- está disponível para trabalhar num trabalho remunerado ou não;
-tenha procurado um trabalho, isto é, que tenha feito diligências ao longodas últimas quatro semanas para encontrar um emprego remunerado ou não.
Um desempregado não se caracteriza por uma ausência de trabalho, mas sim por uma ausência de emprego remunerado, pois apenas o trabalho remunerado é tido em conta.
1.1 Causas e efeitos do desemprego

Para os economistas chamados clássicos ou monetaristas, o desemprego baseia-se no funcionamento do mercado e no desejo dostrabalhadores de receberem salários excessivamente altos. Assim, o desemprego acima do friccional deve-se a uma política de salários inadequada. Esse desemprego é qualificado como voluntário.
Já para os economistas keynesianos, o desemprego deve-se fundamentalmente ao nível insuficiente da demanda agregada por bens e serviços (MOCHON e TROSTER, 1994, p.350).
Assim, defende-se que o desempregoacima do friccional é involuntário e ocorre porque o nível da demanda agregada é insuficiente. Contudo, os custos mais graves do desemprego são para aqueles que sofrem diretamente os seus impactos, pois muitas pessoas não têm acesso ao seguro desemprego.
E, para aqueles que se mantêm empregados, fica a obrigação de pagar parte dos custos do desemprego por meio de impostos ou contribuições sociaismais elevadas. Neste contexto, o desemprego traz conseqüências degradantes, prejudicando os bons hábitos de trabalho e a produtividade dos trabalhadores. Assim, pode-se afirmar que o desemprego é o primeiro fator determinante da pobreza.


2 - Tipos de desemprego

2.1 - Desemprego friccional
O que é desemprego friccional?
Quando um trabalhador perde seu emprego, ou um jovem trabalhador entrano mercado de trabalho pela primeira vez, ele com freqüência não aceita o primeiro emprego que lhe é oferecido. Por exemplo, suponha uma programadora altamente qualificada, despedida porque uma linha de produto de sua companhia não teve sucesso, passe por uma loja e veja na vitrine uma plaquinha de "procura-se ajudante". Ela poderia entrar e conseguir o emprego, mas normalmente isso seria umabobagem. Em lugar disso, ela deveria dedicar seu tempo para procurar um emprego que leve em conta suas qualificações pague o correspondente a elas.
Os economistas dizem que os trabalhadores que usam o tempo procurando um emprego estão dedicados à busca de emprego. Se todos os trabalhadores e todos os empregos fossem idênticos, não haveria necessidade de busca de emprego; e se as informações sobreempregos e trabalhadores fossem perfeitas, a busca de emprego seria muito rápida. Na prática, contudo, é normal que um trabalhador que perde o emprego(ou um jovem trabalhador que procure seu primeiro emprego) gaste pelo menos algumas semanas na busca.

Desemprego friccional é o desemprego que se deve ao tempo que os trabalhadores gastam na busca de emprego. Uma certa quantidade de desempregofriccional é inevitável, por duas razões. Uma é o constante processo de criação de emprego e de destruição de emprego que acabamos de descrever. O outro é o fato de que sempre há novos trabalhadores entrando no mercado de trabalho. Por exemplo, em julho de 2005, nos Estados Unidos, dos 7,8 milhões de trabalhadores que se encontravam como desempregados, 882.000 eram novos entrantes na força de trabalho.Uma quantidade limitada de desemprego friccional é relativamente inofensiva e pode até ser uma boa coisa. A economia é mais produtiva se os trabalhadores tomam algum tempo para encontrar empregos adequado às suas qualificações, e trabalhadores desempregados por um breve período enquanto buscam o emprego certo não passam por grandes dificuldades. De fato, quando a taxa de desemprego é baixa, os...
tracking img